Docente(s)

Filipa Rosário, José Duarte


Programa 

Os objectivos da UC são: (I) a aquisição de vocabulário de descrição e interpretação fílmicas, (II) o desenvolvimento da prática da análise atenta de filmes a partir das suas características formais, assim como (III) o estímulo da capacidade de equacionar e questionar as convenções através das quais o cinema cria significados e efeitos.

A casa será o tropo transversal ao corpus selecionado. Serão analisados planos, movimentos de câmara, mise-en-scène, fotografia, montagem e som na imagem em movimento, relacionando-os, caso a caso, com a função que desempenham na estruturação da narrativa fílmica.
O corpus selecionado integra filmes e excertos de filmes de Satyajit Ray, Alfred Hitchcock, Jean Renoir, Robert Altman, Céline Sciamma, Akira Kurosawa, entre outros.


Objectivos

No fim da unidade curricular, os alunos deverão demonstrar competências relativas à terminologia e aos conceitos próprios da disciplina académica. Deverão também saber identificar recursos estilísticos utilizados nos filmes analisados em aula; interpretar efeitos narrativos das opções estilísticas dos realizadores; reconhecer as ligações entre representações fílmicas diferenciadas de um mesmo elemento cénico e diegético e conceptualizar diferentes concretizações deste elemento. É também propósito da unidade curricular melhorar as competências de observação, análise, leitura e problematização dos alunos, assim como promover o espírito crítico, a capacidade de comunicação e de reflexão.


Avaliação 

A avaliação será feita de forma contínua. Os critérios de avaliação serão: um teste escrito (40%), um trabalho de grupo apresentado em aula (40%) e assiduidade e participação activa dos estudantes nas aulas e o seu envolvimento na discussão crítica das análises efectuadas (20%).


Bibliografia 

Bordwell, David, and Janet Steiger and Kristin Thompson. The Classical Hollywood Cinema. Film Style and Mode of Production to 1960. Londres: Routledge. 1998.

Braudy, Leo, and Marshall Cohen, eds.. Film Theory and Criticism: Introductory Readings. Oxford: Oxford University Press. 2009.

Cook, Pam, and Mieke Bernick, eds. The Cinema Book. Londres: BFI. 1999.

Grilo, João Mário. As Lições do Cinema. Manual de Filmologia. Lisboa: Colibri, Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, 2007.

Hayward, Susan. Cinema Studies. The Key Concepts. Londres: Routledge. 2006.