Sumários

Ponto de Vista: Trabalho de Câmara, Narrativa e Narração e o cinema de Lucrecia Martel

7 Fevereiro 2024, 11:00 Mariana Vinagre Liz


O cinema de autor, arte e ensaio: principais características.

Narrativa, narração e o caso do ponto de vista. O exemplo de Vertigo de Alfred Hitchcock.
Breve história do cinema argentino, com foco para o Novo Cinema Argentino.
Apresentação do filme A Mulher Sem Cabeça.

O cinema de Ozu: o caso de Viagem a Tóquio

5 Fevereiro 2024, 11:00 Mariana Vinagre Liz


Discussão a partir do texto de leitura obrigatória desta semana. Que elementos da linguagem cinematográfica ou conceitos da análise fílmica são imediatamente destacados? Conceitos-chave no cinema de Ozu.

Visionamento de três excertos do filme Viagem a Tóquio. Que temas são sublinhados, e a partir de que técnicas cinematográficas?

Introdução ao cinema de Ozu

31 Janeiro 2024, 11:00 Mariana Vinagre Liz


Breve história do cinema japonês, com destaque para o período clássico: o cinema de estúdios, as estrelas (como Hara) e os temas mais retratados antes e depois da guerra.

O percurso de Ozu, os tópicos e características estilísticas do seu cinema. Discussão a partir do visionamento da sequência inicial de Bom Dia.
Apresentação do filme em destaque: Viagem a Tóquio.

Análise do filme A Grande Ilusão

29 Janeiro 2024, 11:00 Mariana Vinagre Liz


Visionamento da sequência inicial de A Grande Ilusão: descrição e análise de alguns elementos da linguagem cinematográfica: movimento de câmara; escala de planos; utilização da profundidade de campo, entre outros.

A teoria do realismo de André Bazin: discussão a partir do visionamento da sequência do espectáculo.
A relação entre A Grande Ilusão e o realismo poético francês. Os temas da universalidade, humanismo e pacifismo.

Movimento de câmara: o cinema de Jean Renoir

24 Janeiro 2024, 11:00 Mariana Vinagre Liz


Introdução às principais questões relacionadas com trabalho de câmara.

O trabalho de câmara na história do cinema. A teoria de Eisenstein e a teoria de Bazin sobre movimento e realismo.
O cinema de Jean Renoir.
Apresentação do filme de visionamento obrigatório para esta semana: A Grande Ilusão (1937).