A modernidade em França: a Torre Eiffel

27 Abril 2017, 10:00 Fernando Guerreiro

3. A Torre Eiffel :da Exposição Universal de 1889 à de 1900: (a "Fée Élléctricité"(Paul Morand)):
3.1. como símbolo da Civilização Industrial e da Arquitectura de Ferro (francesa): as críticas da "Protestation des Artistes" (1887): uma 2ª Torre de Babel, não-monumento, obra de engenharia não de arquitectura, estrutura e não forma, não-funcionalidade;
3.2. como ícone da Modernidade - obra de ruptura com o passado: signo total (cósmico), forma simples e complexa, material=literal, pesada e leve ("renda de metal"), signo vazio e metáfora contínua (R. Barthes, B. Cendrars);
3.3. efeitos icónicos  nas "artes": i) plásticas.  Robert Delaunay (1911/ 1913) (B. Cendrars), ii) na literatura (poesia): "Lettre-océan", poema "simultaneísta" de Guillaume Apollinaire (Les Soirées de Paris, Junho de 1914).