Paris na modernidades

11 Abril 2017, 10:00 Fernando Guerreiro

Paris na modernidade (século XX)
1. o momento de uma 2ª modernidade: 1900-1930
- os pivos imemdiatamento anterior (1912-1913) e posterios a Iº Grande Guerra (1917-1919);
2. o novo contexto da 2ª modernidade: 2.1. a Idade da Máquina com o seu "novo belo" (Marinetti), novo Sujeito (Freud) e nova definição de "arte" (no quadro dos novos meios técnicos de reprodução e massificação do mercado: a perda da "aura" e a passagem do "valor de Culto" a "valor de troca" (Walter Benjamin); 2.2. características; auto-refrenecialidade e autosuficiencia da "arte";  crises do real, da linguagem e do sujeito; concepção espacial de forma (a "página" como unidade formal- os Caligramas de Apollinaire); a corrente de consciência no romance (V. Wolf, M. Proust, J. Joyce);  a questão plástica do "objecto" e do "fragmento" (Léger), a obra como um centro de energias/ tensões (E. Pound) (Marjorie Perloff).
* projecção de "Ballet Mécanique" (1924) de Fernand Léger