Sumários

A Ásia marítima, espaços de abertura e novas fronteiras

25 Março 2020, 12:00 Francisco Roque de Oliveira

6ª Semana de ensino não-presencial. Aula online em tempo real via Zoom. Disponibilização de matérias, submissão e acompanhamento de tarefas na plataforma Moodle, Moodle fórum assíncrono e correio electrónico. 

Renovação das redes portuárias e marítimas. O controlo dos mares, ilhas e estreitos.

Apresentação e comentário das tarefas designadas para 14 de Abril (continuação).

Correcção das versões prévias dos pósteres (continuação).

 

Nota: Acresce a presença de 5 alunos ICLP/FLUL


A Ásia marítima, espaços de abertura e novas fronteiras

20 Março 2020, 12:00 Francisco Roque de Oliveira

5ª Semana de ensino não-presencial. Aula online em tempo real via Zoom. Disponibilização de matérias, submissão e acompanhamento de tarefas na plataforma Moodle, Moodle fórum assíncrono e correio electrónico. 

Renovação das redes portuárias e marítimas. O controlo dos mares, ilhas e estreitos.

Correcção das versões prévias dos pósteres.

 

Apresentação e comentário das tarefas designadas para 14 de Abril (continuação).

Correcção das versões prévias dos pósteres (continuação).

 

Nota: Acresce a presença de 5 alunos ICLP/FLUL

 

Bibliografia:

CARROUE, L.; COLLET, D.; RUIZ, C. (2007). L’Asie. Paris: Éditions Bréal, pp. 158-165.


A Ásia nos fluxos mundiais. Revisão do regime de avaliação.

18 Março 2020, 12:00 Francisco Roque de Oliveira

5ª Semana de ensino não-presencial. Aula online em tempo real via Zoom. Disponibilização de matérias, submissão e acompanhamento de tarefas na plataforma Moodle, Moodle fórum assíncrono e correio electrónico. 

A Ásia no comércio mundial; a Ásia e os fluxos de capitais.

A Ásia e os fluxos migratórios; Ásia enquanto placa giratória de fluxos ilícitos. Eixos energéticos na Ásia.

Apresentação e comentário das tarefas designadas para 14 de Abril (grupos 1, 4, 8 e 10): breve apresentação sobre uma das seguintes ideias ou questões:

 

  1. Alguns dos fundamentos económicos e políticos do Estado-nação têm-se deteriorado com a abertura e a globalização económicas. Comente esta ideia

 

  1. «No meu telemóvel está a frase “Designed by Apple in California. Assembled in China”. Isto é enganador. O fabrico do iPhone é o resultado da geografia dos minerais e fornecedores altamente especializados na Irlanda, Filipinas, China, Taiwan, Japão, Áustria, Coreia do Sul, Singapura, Tailândia, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Indonésia, Porto Rico, Brasil, Malásia, Israel, República Checa, México, Vietname, Marrocos, Malta, Bélgica, EUA. Esta logística é altamente eficiente para a Apple (…). O problema é que é altamente vulnerável aos desastres naturais e pandemias como a covid-19».

     

  2. Desde 1960, regista-se uma aceleração da circulação internacional de mercadorias e capitais. A circulação de pessoas segue a mesma evolução?

 

  1. À escala do mundo, o conjunto composto pela Ásia do sul e pela Ásia oriental tornou-se no início do século XXI o primeiro espaço emissor de migrantes internacionais.

 

 

Correcção das versões prévias dos pósteres.

Nota: Acresce a presença de 4 alunos ICLP/FLUL

 

 

Bibliografia:

DAGORN, R. E.; GABRIEL-OYHANBURU, K. (2008). Géopolitique en fiches – Asie. Paris: Nathan, pp. 168-169.
DELAMOTTE, G.; GODEMENT, F. (2007). Géopolitique de l’Asie. Paris: Éditions Sedes, pp. 194-206; 238-250.

 

Em atenção às alterações decorrentes da suspensão das actividades presenciais, e seguindo as indicações dos órgãos competentes do IGOT e da FLUL, bem como depois de auscultados os alunos, determinou-se a alteração do regime normal de avaliação da unidade curricular definido no início do semestre, o qual passará a ser o seguinte:



Regime Normal de Avaliação

- Dois trabalhos de investigação de grupo (componente escrita e apresentação final) (28,125 x 2 = 56,25%)

- 2 fichas de avaliação ou apresentações em grupo sobre temas lançados nas aulas ao longo semestre (16,875% x 2 = 33,75%)

- Participação e assiduidade (incluindo visualização dos materiais disponibilizados na plataforma moodle) (10%)

 

- Um teste escrito individual opcional na época normal de avaliações do IGOT (Junho 2020) para todos os alunos que tenham tido avaliação contínua (100%). A nota correspondente substituirá a nota da avaliação contínua (trabalhos de investigação e fichas/apresentações) apenas no caso de ser superior a esta última. Teste a realizar online, em sessão síncrona zoom com câmara e som ligados, e a submeter na plataforma moodle, conforme regras e tempos a definir oportunamente.

 

Regime Especial de Avaliação

- Um teste escrito individual (65%). Teste a realizar online, em sessão síncrona zoom com câmara e som ligados, e a submeter na plataforma moodle, conforme regras e tempos a definir oportunamente.

- Dois trabalhos de investigação individual (componente escrita e apresentação oral) (35%)


Os recursos do crescimento asiático

13 Março 2020, 12:00 Francisco Roque de Oliveira

4ª Semana de ensino não-presencial. Aula online em tempo real via Zoom. Disponibilização de matérias, submissão e acompanhamento de tarefas na plataforma Moodle, Moodle fórum assíncrono e correio electrónico. 

Acompanhamento da realização dos trabalhos práticos de grupo (póster nº 1, todos os temas).

Lançamento da tarefa para 14 de Abril (grupos 1, 4, 8 e 10).

A Ásia, pólo emergente da Tríade; as dinâmicas do crescimento asiático; as implicações do novo poder da Ásia na ordem geoeconómica mundial

 

Bibliografia:

DELAMOTTE, G.; GODEMENT, F. (2007). Géopolitique de l’Asie. Paris: Éditions Sedes, pp. 188-194.

 


Os recursos do crescimento asiático

11 Março 2020, 12:00 Francisco Roque de Oliveira

4ª Semana de ensino não-presencial. Aula online em tempo real via Zoom. Disponibilização de matérias, submissão e acompanhamento de tarefas na plataforma Moodle, Moodle fórum assíncrono e correio electrónico. 

O modelo nipónico-asiático de desenvolvimento; educação e a formação.

A integração regional; a integração na economia-mundo.

Conclusão da correcção da 2ª versão prévia do 1º póster de grupo, correspondente à tarefa proposta a todos os grupos para a semana 24-27 de Março.

 

Bibliografia:

DALLENNE, P.; NONJON, A. (dir.) (2009). L’espace mondial, fractures ou interdépendances? 2e éd.. Paris: Ellipes, pp. 736-741.