Apresentação do Programa e principal Bibliografia. Avaliação

14 Fevereiro 2017, 10:00 Catarina Viegas

Apresentação do Programa e principal Bibliografia. A avaliação segue os princípios estabelecidos no RGA e consiste na realização de dois testes podendo um destes ser substituído por um trabalho prático. Valorizada a participação activa nas aulas. Informação acerca do funcionamento das aulas e acerca dos materiais disponíveis na página Moodle da UC.

_______

1.Nome da unidade curricular

Arqueologia islâmica

 

2.Ciclo de estudos

1.º

 

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

Catarina Ferrer Dias Viegas Taveira (45 TP+30 O)

 

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

-

 

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os principais objectivos de aprendizagem desta disciplina são:

Aquisição de conhecimentos essenciais para a compreensão da presença islâmica no território peninsular e, particularmente, no território actualmente português;

Obtenção de conhecimento acerca das diferente metodologias a aplicar no estudo do al-Andalus;

Desenvolvimento uma leitura crítica acerca dos principais modelos explicativos de diferentes aspectos da arqueologia islâmica em contexto urbano e rural;

Reconhecer os principais aspectos da cultura material do período islâmico procurando contextualizá-los.

 

5.Learning outcomes of the curricular unit

The main learning outcomes of the course are: to acquire knowledge about the Islamic presence in the peninsular territory and particularly in the today Portuguese territory ; to analyze the main sources used in the study of the Islamic period, recognizing its potential and limitations; to know the different methodologies for the study of the Islamic world; to develop a critical reading on the main interpretative models of different aspects of Islamic archeology, whether in the urban or rural contexts ; to recognize the main features of the material culture of the Islamic period looking contextualize them.

 

6.Conteúdos programáticos

1. Introdução. Aspectos metodológicos e fontes para o estudo do al-Andalus.

2. Caracterização geral do período muçulmano na Península Ibérica (séc.VIII-séc.XIII).

2.1. Faseamento e integração da Península Ibérica no mundo islâmico.

2.1.1. Periodização da história política do al-Andalus.

2.1.2. As divisões político-administrativas.

2.1.3. As principais actividades económicas.

2.1.4. Diversidade étnica e religiosa da população do al-Andalus.

3. Elementos caracterizadores da cidade muçulmana: alguns exemplos concretos.

3.1. A evolução da malha urbana

3.2. Arquitectura doméstica e técnicas construtivas.

4. O povoamento rural

4.1. Organização e evolução dos sistemas defensivos. Tipologia das fortificações e dos aglomerados rurais. Estudo de casos concretos.

4.2. Estudo do povoamento rural e recintos fortificados no Alto Algarve Oriental.

5. As principais produções cerâmicas muçulmanas.

5.1. Caracterização dos fabricos e cronologia.

6. Perspectivas da investigação.

 

6.Syllabus

1. Introduction. Methodological framework and sources for the study of al-Andalus.

2. General characterization of the Islamic period in the Iberian Peninsula (8th-13th cent.)

2.1. Integration of the Iberian Peninsula in the Islamic world.

2.1.1. Periodization of the political history of al-Andalus.

2.1.2. The political-administrative framework.

2.1.3. The main economic activities.

2.1.4. Ethnic and religious diversity of the society of al-Andalus.

3. Main features characterizing the Islamic town: some case studies.

3.1. The evolution of the urban centres

3.2. Domestic architecture and construction techniques.

4. Rural settlements

4.1. Organization and evolution of defensive systems. Typology of rural settlements and fortifications. Study of specific cases.

4.2. Study of rural settlements and fortifications in Upper East Algarve.

5. The main Islamic ceramic productions.

5.1. Characterization of their fabrics/productions and chronology.

6. Recent research perspectives.

 

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

O conhecimentos acerca da presença islâmica no território peninsular e, particularmente, no território actualmente português obtém-se de forma transversal em todos os pontos do programa. Particularmente a análise das principais fontes e das metodologias utilizadas no estudo do mundo islâmico: suas potencialidades e limitações são abordados nos primeitos pontos do Programa; a abordagem crítica acerca dos principais modelos explicativos de diferentes aspectos da arqueologia islâmica, quer em contexto urbano, quer rural correspondem à componente principal dos conteúdos programáticos;

O reconhecimento dos principais aspectos da cultura material do período islâmico procurando contextualizá-los é especificamente tratado no ponto 5.

 

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives

The knowledge about the Islamic presence in the peninsular territory and particularly in the today Portugal is obtained transversally in all parts of the course. Particularly the analysis of the main sources and methods used in the study the Islamic period: its potential and limitations, is covered in the first part of the syllabus. The critical analysis of the main interpretative models of different aspects of Islamic archeology, both in the urban and rural context, correspond to the main component in the syllabus;

The recognition of the key aspects of the material culture of the Islamic period and their contextualizition is specifically addressed in Section 5.

 

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

As aulas são do tipo teórico prático e recorrem a meios audiovisuais (apresentação PPT). Existem algumas aulas práticas de manuseamento de materiais arqueológicos. A avaliação segue o RGA baseando-se num teste escrito presencial e na realização de um trabalho prático sobre um tema do programa. A apresentação oral dos trabalhos é seguida de debate e a participação activa nas aulas é valorizada.

Bibliografia e outros recursos online (PDF, link para sites de interesse para a disciplina, etc.), são disponibilizados através da página da disciplina no Moodle.

Visita guiada à Lisboa islâmica.

 

8.Teaching methodologies (including evaluation)

The classes are of practical and theoretical type and use the audiovisual media (PPT presentation). There are some practical lessons for handling archaeological materials. The evaluation follows the RGA and is based on a written test and a paper on a theme of the syllabus. The oral presentation of the work is followed by a debate and active participation in class is valued.

Bibliography and other resources online (PDF link to sites of interest to the course, etc.) are available through the Moodle course page.

Guided visit to Islamic Lisbon.

 

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

O tipo de aulas teórico práticas permite um contacto com as diferentes temáticas da unidade curricular. A discussão crítica dos modelos explicativos é incentivada com o recurso ao debate alargado que segue a apresentação dos trabalhos práticos. O manuseamento de arqueológicos permite o contacto com as diferentes categorias da cerâmica islâmica.

 

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes

The theoretical and practical type of classes allows a contact with the different themes of the course. A critical discussion of interpretative models is encouraged with the use of extended debate following the presentation the papers. The handling of archaeological finds allows contact with the different categories of islamic pottery.

 

10.Bibliografia

Catarino, H. (1997/98) O Algarve Oriental durante a ocupação islâmica. Povoamento rural e recintos fortificados, 3 vols, Al-Ulyã, nº 6, Loulé.

Bazzana, A. , Cressier, P., Guichard, P., (1988), Les Châteaux Ruraux d'Al-Andalus. Histoire et Archéologie des Husun du Sud-Est de l'Espagne, Madrid.

Gomes, R. V. (2006) – Silves (Xelb) - Uma Cidade do Gharb al-Andalus. O Núcleo Urbano, Trabalhos de Arqueologia, 44, Lisboa.

Gómez, S. (2006) Cerámica Islámica de Mértola: producción y comercio, Madrid.

Macias, S. (2006) Mértola – o último porto do Mediterrâneo, Mértola.

Mazzoli-Guintard, C. (2000) Ciudades de Al-Andalus. España y Portugal en la Época musulmana (s. VIII-XV). Granada.

Picard, C. (2000) Le Portugal musulman (VIIIe – XIIIe siècle). L’Occident d’al-Andalus sous la domination islamique. Paris.

Colloque sur la céramique medieval en Mediterranée Occidentale (vários volumes).

Revista de Arqueologia Medieval.

 

A Bibliografia específica e outros recursos online serão indicados durante as aulas.

 

11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours

O horário de atendimento será divulgado no início do ano lectivo.