Sumários

Construção de representações fonológicas na infância

3 Maio 2019, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

1. Conclusão do tratamento de aspetos relativos à aquisição da estrutura silábica: o caso dos grupos sC (Freitas & Rodrigues 2003; Fikkert & Freitas 2004).

2. Construção de representações fonológicas na infância:
2.1. Hipótese sobre a natureza das representações fonológicas na infância (Fikkert 2010);
2.2. O conceito de processo fonológico na literatura sobre desenvolvimento fonológico (Smith 1973; Stampe 1970; Kiparsky & Menn 1977; Mendes et al. 2009);
2.3. Dados de referência sobre a aquisição de raízes consonânticas no PE (Costa 2010; Mendes et al. 2009);
2.4.A aquisição de processos fonológicos que envolvem raízes vocálicas em PE: (a) o aquisição de [@] neutralizado e de [@] preenchedor prosódico (Freitas 2004); (b) o caso do [6] tónico (Fikkert & Freitas 2006).


Sessão transferida para dia 15 de maio

26 Abril 2019, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

Sessão transferida para dia 15 de maio


Estruturas silábicas problemáticas na aquisição de L1

12 Abril 2019, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

Estruturas silábicas problemáticas na aquisição de L1:

(i) Ataques ramificados;
(ii) consoantes em final de sílaba;
(iii) vogais e ditongos nasais;
(iv) ditongos crescente e oclusivas labializadas.

Bibliografia: cf. textos enviados por e-mail e referências dadas em aula.


Aquisição da estrutura silábica

5 Abril 2019, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

Aquisição da estrutura silábica:

(i) ordem de aquisição: comparação PE-Holandês;
(ii) estatuto silábico das líquidas em final de sílaba na aquisição;
(iii) o caso da coocorrência de V e CV no estádio inicial em PE: uma análise comparada.

Referências fundamentais:
Fikkert (1994)
Freitas(1997)
Almeida (2011)
Amorim (2014)
Ramalho (2017)

Artigos enviados:
Fikkert & Freitas (1996)
Costa & Freitas (1999)
Freitas (2001), (2003)
Vigário, Frota & Freitas (2003)





Aquisição fonológica

29 Março 2019, 14:00 Maria João dos Reis de Freitas

Aquisição Fonológica:

- Tipos de conhecimento (implícito, explícito, consciência linguística)
- Questões de Investigação;
- Aspetos metodológicos;
- Ferramentas de trabalho: Fonologia não linear; Teoria da Sílaba; Traços Distintivos;
- O primeiro ano de vida;
- Primeiras produções:
(i) a natureza das representações lexicais / fonológicas;
(ii) produção de vogais na periferia esquerda da palavra;
(iii) o papel do acento de palavra.

Referências; Fikkert 2005, 2007; Guasti 2002, cap.s 1 e 2; Frota & Name 2017.