Sumários

Sistematização: principais metodologias experimentais em aquisição de L1

1 Junho 2018, 14:00 Ana Lúcia Santos

Sistematização: principais metodologias experimentais em aquisição de L1

- metodologias para avaliação da produção;
- metodologias para avaliação da compreensão.


A questão da quantidade de input e o bilinguismo

25 Maio 2018, 14:00 Ana Lúcia Santos

A questão da quantidade de input e o bilinguismo (o caso particular dos falantes de herança).


Discussão sobre o lugar dos estudos sobre quantidade de input no quadro da Gramática Generativa. Discussão sobre a relevância dos bilingues (e dos falantes de herança, em particular) no âmbito desses estudos.

Observação de resultados apresentados em Flores et al. (2016) e Flores et al. (in press), que mostram um efeito da quantidade de exposição à língua na aquisição da distribuição do conjuntivo em completivas por falantes de herança do português.


Aquisição de elevação e aquisição de controlo

18 Maio 2018, 14:00 Ana Lúcia Santos

Um outro caso de aquisição de estruturas que envolvem movimento A: aquisição de elevação, incluindo elevação cruzando um experienciador em inglês.


Aquisição de elevação vs. controlo.
O caso específico da aquisição de controlo de sujeito vs. controlo de objeto com verbos ditransitivos: os dados clássicos do inglês, desde C. Chomsky (1969), e dados do português europeu.


A aquisição de passivas à luz de hipóteses sobre efeitos de intervenção na aquisição

11 Maio 2018, 14:00 Ana Lúcia Santos

A hipótese de Snyder & Hyams (2015), baseada na análise das passivas de Collins (2005), que faz a passiva resultar de uma operação de smuggling, operação que permitiria evitar um efeito de intervenção. Destaca-se o facto de a hipótese de Snyder & Hyams (Universal freezing Hypothesis) implicar a assumpção de uma diferença entre a gramática das crianças e a gramática adulta e assumir, tal como hipóteses anteriores sobre passivas, maturação.

Outras hipóteses sobre passivas que destacam a questão da frequência no input (Demuth, 1998) e efeitos de processamento (Huang et al., 2013). Sobre a questão do processamento pelas crianças, destacou-se o artigo de síntese de Omaki & Lidz (2015).
Breve discussão sobre a proximidade possível entre a questão da dificuldade das crianças com passivas e a questão da dificuldade com raising over an experiencer em inglês (a partir de uma pergunta exploratória num exercício realizado em casa, individualmente).


Movimento A: dados sobre aquisição de passivas

4 Maio 2018, 14:00 Ana Lúcia Santos


Movimento A: dados sobre aquisição de passivas

. identificação de factos clássicos sobre aquisição de passivas: dificuldade acrescida das passivas longas e não agentivas;
. trabalhos clássicos sobre aquisição das passivas: a hipótese de Borer & Wexler (1987), sobre maturação do mecanismo de formação de cadeias-A (discussão da hipótese e seu afastamento, tendo em conta a avaliação das predições da hipótese); a hipótese de Fox & Grodzinsky (1998) e a questão do by-phrase.