Consciência linguística na infância
8 Maio 2020, 14:00 • Maria João dos Reis de Freitas
1. Informação genérica sobre investigação em relações entre conhecimento fonológico, consciência fonológica e conhecimento explícito.
2. Emergência da sensibilidade fonológica.
3. Consciência fonológica e promoção da literacia.
4. Unidades de avaliação da consciência fonológica e sua ordem de desenvolvimento.
5. Afonso (2008) e Alves (2012): relações entre conhecimento fonológico e consciência fonológica.
TRABALHO ENTRE 9 E 22 DE MAIO
1. Avaliação das apresentações orais (16) com base em dissertações de mestrado / tese de doutoramento
sobre tópicos integrados nos domínios da aquisição do conhecimento fonológico (L1 e L2), da consciência fonológica e das relações entre conhecimento fonológico, consciência fonológica e conhecimento explícito (resultados das avaliações pelos discentes a serem enviadas à docente
até 19 de maio).
2.
19 de maio, 17h00, sessão em ambiente Colibri: conferência sobre fonologia formal e linguística clínica, proferida pela Professora Doutora Cristiane Lazzarotto-Volcão (Universidade Federal de Santa Catarina)
3. Prova de avaliação escrita individual (enunciado enviado aos discentes no dia
20 de maio às 10h00, por
e-mail; respostas ao enunciado enviadas à docente
até dia 22 de maio às 17h00, em formato PDF).