Aquisição de relativas

8 Abril 2016, 14:00 Ana Lúcia Santos

Aquisição de estruturas que envolvem movimento-A' (o caso das orações relativas)

a.      Trabalhos clássicos sobre aquisição de relativas e hipóteses iniciais sobre a sua aquisição (défice estrutural, problemas de processamento, problemas pragmáticos e resposta metodológica)

b.      Trabalhos mais recentes:

(i)                respostas metodológicas a questões anteriormente levantadas;

(ii)               a questão específica da assimetria sujeito – objeto e efeitos de intervenção.

c.      Produção e compreensão de relativas em crianças com desenvolvimento típico e em crianças com desenvolvimento atípico – dois potenciais problemas no SLI: (i) projecção de CP (semelhança com afasia, argumentos contrários de Novogrodsky & Friedmann 2006 vs. dados de produção de Kay 1997, 1998); (ii) intervenção.


ØCosta, J., M. Lobo & C. Silva (2011) Subject-object asymmetries in the acquisition of Portuguese relative clauses: adults vs. children. Lingua. 121: 1083-1100.

Costa, J. M. Lobo, C. Silva e E. Ferreira (2009) Produção e compreensão de orações relativas em português europeu: dados do desenvolvimento típico, de PEDL e do agramatismo. Textos Seleccionados. XXIV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL.

Duarte, I., A. L. Santos & N. Alexandre (2015) How relative are purpose relatives? Probus. 27.2: 237-270.

ØFriedmann, N.; Belletti, A. & Rizzi, L. (2009) Relativized relatives: Types of intervention in the acquisition of A-bar dependencies, Lingua, 119: 1, 67-88.

Friedmann, N., A. Gvion & R. Novogrodsky (2006) Syntactic movement in agrammatism and S-SLI: two different impairments. In A. Belletti et al. (eds.) Language Acquisition and Development. Cambridge: Cambridge Scholars Press.

Friedmann, N. & Grodzinsky (1997) Tense and agreement in agrammatic production: pruning the syntactic tree. Brain & Language. 56: 397-425.

Friedmann, N. & R Novogrodsky (2005) The comprehension and production of Wh- movement in Hebrew speaking children with syntactic SLI. Presented at the European Group for the Study of Child Language Disorders (EUCLDIS), Royaumont, France.

Friedmann, N. (2006) Speech production in Broca’s agrammatic aphasia: syntactic tree pruning. In Y. Grodzinsky & K. Amunts (eds.) Broca’s Region. NewYork: Oxford University Press.

Goodluck, H. & S. Tavakolian (1979) Parsing, recursion and the LAD. Apresentado no LSA Summer Meeting, Salzburg, Áustria.

Goodluck, H. & S. Tavakolian (1982) Competence and processing in children’s grammar of relative clauses. Cognition 11: 1-27.

ØGuasti, M. T. (2002) Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, Mass./London: The MIT Press. [Cap. 6]

Hamburger, H. & S. Crain (1982) Relative Acquisition. In S. Kuczaj (ed.) Language Development : Syntax and Semantics. Lawrence Erlbaum.

Hyams, N. (2005) Relative Clauses. Lecture Notes, Winter 2005.

Kay, E. S. (1997/1998) Análise Gramatical de Produções Verbais de Crianças com Perturbações Específicas de Linguagem. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Labelle, M. (1990) Predication, wh-movement and the development of relative clauses. Language Acquisition. 1: 95-119.

Limber, J. (1973) The genesis of complex sentences. In T. Moore (ed.) Cognitive Development and the Acquisition of Language. New York: Academic Press.

Novogrodsky, R. & N. Friedmann (2006) The production of relative clauses in syntactic SLI: a window to the nature of the impairment. Advances in Speech-Language Pathology. 8.4: 364-375.

Solan and T. Roeper (1978) Children’s Use of Syntactic Structure in Interpreting Relative Clauses. In H. Goodluck & L. Solan (eds.) Papers in the Structure and Development of Child Language. University of Massachusetts Occasional Papers. Vol. 4, University of Massachusetts.

Sheldon, A. (1974) The role of parallel function in the acquisition of relative clauses in English. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, 13: 272-281.

Tavakolian, S. (1978) The conjoined-clause analysis of relative clauses and other structures. In H. Goodluck & L. Solan (eds.) Papers in the Structure and Development of Child Language. University of Massachusetts Occasional Papers. Vol. 4, University of Massachusetts.

Vasconcelos, M. (1991) Compreensão e Produção de Frases com Orações Relativas. Um estudo experimental com crianças dos três anos e meio aos oito anos e meio. Dissertação de Mestrado. FLUL.

Vasconcelos, M. (1996) Compreensão e produção de frases relativas em Português Europeu. In I. H. Faria et al. (eds.) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho.


Ø a ler prioritariamente