O problema da aquisição da linguagem no quadro da gramática generativa

19 Fevereiro 2016, 14:00 Ana Lúcia Santos

1. Apresentação dos objetivos do seminário:

A presente unidade curricular pretende conduzir o aluno a: (1) construir conhecimento sobre temas centrais na investigação em aquisição de uma língua materna; (2) comparar a aquisição de algumas estruturas linguísticas no português e em outras línguas; (3) refletir sobre metodologias de recolha e tratamento de dados no domínio da aquisição de língua materna; (4) refletir sobre o modo como dados empíricos da aquisição podem contribuir para a discussão de problemas teóricos na análise linguística. Sempre que relevante, serão feitas pontes com a aquisição de língua não materna e bilingue, com percursos atípicos de desenvolvimento linguístico (relações com a Linguística Clínica) e com o processo de literacia na infância (relações com a Linguística Educacional).


2. Apresentação dos conteúdos do módulo "aquisição da sintaxe" e calendarização:



19/2

A aquisição como área de investigação. A aquisição como questão central em gramática generativa. Abordagens generativistas vs. outras abordagens (e.g. usage-based approach).

 

26/2

Workshop Linguistics, Language Development and Impairment

 

4/3

Alguns dados sobre aquisição e ordem de palavras. Estrutura da frase e movimento do verbo. Aquisição de elipse do VP e movimento do verbo.

11/3

Infinitivos raiz e sujeitos nulos.

18/3

Aquisição de estruturas que envolvem movimento A’: dados sobre a aquisição de relativas, interrogativas e clivadas, assimetrias sujeito / objeto.

 

1/4

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8/4

Aquisição de estruturas que envolvem movimento A: dados sobre aquisição de passivas.

Entrega de pequenos trabalhos escritos (veja-se 3c).

15/4

Aquisição de estruturas que envolvem movimento A: a discussão sobre aquisição de estruturas de elevação. Elevação vs. controlo.

Alguns problemas levantados pela aquisição de completivas e controlo numa língua com infinitivo flexionado.

22/4

Estudos sobre input na aquisição: estudos recentes sobre aquisição bilingue; o caso dos falantes de herança.

29/4

Avaliação: exercício escrito (3a).

6/5

Início do módulo de aquisição da Fonologia (aulas e avaliação a calendarizar com Profª Maria João Freitas)

 

 3. Apresentação dos elementos de avaliação e respetivos pesos relativos na nota final: 

a. Exercício escrito (módulo de aquisição da sintaxe): 30%

b. Exercício escrito (módulo de aquisição da fonologia): 30%

c. Trabalhos escritos (módulo de aquisição da sintaxe): 20%

d. Leituras orientadas (módulo de aquisição da fonologia): 20%

 

 4. Indicações sobre bibliografia geral para o módulo de aquisição da sintaxe:

 

*Blom, E. & S. Unsworth (2010) Experimental Methods in Language Acquisition Research. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins.

 *Crain, S. (2012) The emergence of Meaning. Cambridge: Cambridge University Press.

 *Crain, S. and R. Thornton (1998) Investigations in Universal Grammar. A Guide to Experiments on the Acquisition of Syntax and Semantics. Cambridge, Mass: The MIT Press.

 *Guasti, M. T. (2002) Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, Mass. / London: The MIT Press.

 Lust, B. & C. Foley (eds.) (2004) First Language Acquisition. The essential readings. Malden / Oxford /  Victoria: Blackwell.

 *McDaniel, D., C. McKee & H. S. Cairns (eds.) (1996) Methods for Assessing Children’s Syntax. Cambridge, Mass. / London: The MIT Press.

 *de Villiers, J. & T. Roeper (2011) Handbook of Generative Approaches to Language Acquisition. New York: Springer.

 

*Estes textos existem na biblioteca da FLUL.

Será fornecida bibliografia mais específica ao longo dos seminários.


5. A centralidade do estudo da aquisição das línguas no âmbito dos estudos em gramática generativa. O debate clássico que opõe uma perspetiva inatista às perspetivas comportamentalista (behaviorista) e construtivista.