O problema da aquisição da linguagem no quadro da gramática generativa
19 Fevereiro 2016, 14:00 • Ana Lúcia Santos
1. Apresentação dos objetivos do seminário:
A presente unidade curricular pretende conduzir o aluno a: (1) construir conhecimento sobre temas centrais na investigação em aquisição de uma língua materna; (2) comparar a aquisição de algumas estruturas linguísticas no português e em outras línguas; (3) refletir sobre metodologias de recolha e tratamento de dados no domínio da aquisição de língua materna; (4) refletir sobre o modo como dados empíricos da aquisição podem contribuir para a discussão de problemas teóricos na análise linguística. Sempre que relevante, serão feitas pontes com a aquisição de língua não materna e bilingue, com percursos atípicos de desenvolvimento linguístico (relações com a Linguística Clínica) e com o processo de literacia na infância (relações com a Linguística Educacional).
2. Apresentação dos conteúdos do módulo "aquisição da sintaxe" e calendarização:
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A aquisição como área de investigação. A aquisição como questão central em gramática generativa. Abordagens generativistas vs. outras abordagens (e.g. usage-based approach).
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Workshop Linguistics, Language Development and Impairment
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4/3 |
Alguns dados sobre aquisição e ordem de palavras. Estrutura da frase e movimento do verbo. Aquisição de elipse do VP e movimento do verbo. |
11/3 |
Infinitivos raiz e sujeitos nulos. |
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Aquisição de estruturas que envolvem movimento A’: dados sobre a aquisição de relativas, interrogativas e clivadas, assimetrias sujeito / objeto.
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8/4 |
Aquisição de estruturas que envolvem movimento A: dados sobre aquisição de passivas. Entrega de pequenos trabalhos escritos (veja-se 3c). |
15/4 |
Aquisição de estruturas que envolvem movimento A: a discussão sobre aquisição de estruturas de elevação. Elevação vs. controlo. Alguns problemas levantados pela aquisição de completivas e controlo numa língua com infinitivo flexionado. |
22/4 |
Estudos sobre input na aquisição: estudos recentes sobre aquisição bilingue; o caso dos falantes de herança. |
29/4 |
Avaliação: exercício escrito (3a). |
6/5 |
Início do módulo de aquisição da Fonologia (aulas e avaliação a calendarizar com Profª Maria João Freitas) |
3. Apresentação dos elementos de avaliação e respetivos pesos relativos na nota final:
a. Exercício escrito (módulo de aquisição da sintaxe): 30%
b. Exercício escrito (módulo de aquisição da fonologia): 30%
c. Trabalhos escritos (módulo de aquisição da sintaxe): 20%
d. Leituras orientadas (módulo de aquisição da fonologia): 20%
4. Indicações sobre bibliografia geral para o módulo de aquisição da sintaxe:
*Blom, E. & S. Unsworth (2010) Experimental Methods in Language Acquisition Research. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins.
*Crain, S. (2012) The emergence of Meaning. Cambridge: Cambridge University Press.
*Crain, S. and R. Thornton (1998) Investigations in Universal Grammar. A Guide to Experiments on the Acquisition of Syntax and Semantics. Cambridge, Mass: The MIT Press.
*Guasti, M. T. (2002) Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, Mass. / London: The MIT Press.
Lust, B. & C. Foley (eds.) (2004) First Language Acquisition. The essential readings. Malden / Oxford / Victoria: Blackwell.
*McDaniel, D., C. McKee & H. S. Cairns (eds.) (1996) Methods for Assessing Children’s Syntax. Cambridge, Mass. / London: The MIT Press.
*de Villiers, J. & T. Roeper (2011) Handbook of Generative Approaches to Language Acquisition. New York: Springer.
*Estes textos existem na biblioteca da FLUL.
Será fornecida bibliografia mais específica ao longo dos seminários.
5. A centralidade do estudo da aquisição das línguas no âmbito dos estudos em gramática generativa. O debate clássico que opõe uma perspetiva inatista às perspetivas comportamentalista (behaviorista) e construtivista.