Direcionalidade; evidência precoce para movimento de V para T
3 Março 2017, 14:00 • Ana Lúcia Santos
Algumas questões relativas a ordem de palavras nos primeiros estádios (correspondentes à produção de enunciados com mais do que uma palavra):
- Direcionalidade e fixação do parâmetro do núcleo (Franck et al., 2013; Gavarró et al. 2015);
- Presença de categorias funcionais e movimento de V para T:
. argumentos contra a hipótese de oração pequena de Radford (1988);
. dados de ordem palavras em frases negativas em francês (Pierce, 1992)
O teste escrito, para este módulo, ficou agendado para 10 de abril, das 10h às 13h.
Bibliografia principal:
Franck, J., S. Millotte,
A. Posada & L. Rizzi (2013). Abstract knowledge of word order by 19 months:
an eye-tracking study. Applied Psycholinguistics. 34.2:
323-336.
Gavarró, A., M. Leela, L. Rizzi & J. Franck (2015) Knowledge of the OV parameter setting at 19 months: Evidence from Hindi-Urdu. Lingua. 154: 27-34.
Guasti, M. T. (2002) Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, Mass./London: The MIT Press. [Cap. 4]
Pierce, A. (1992) Language acquisition and syntactic theory: a comparative analysis of French and English child grammars. Dordrecht: Kluwer.
Radford,
A. (1988) “Small children’s small clauses” Transactions of the Philological
Society. 86(1): 1-43
Santos, A. L. & R.
E. V. Lopes (in press). Primeiros passos na aquisição da sintaxe: direcionalidade,
movimento do verbo e flexão. In M. J. Freitas & A. L. Santos (eds.). A aquisição de língua materna e não materna.
Questões gerais e dados do português. Language Science Press.