O problema da aquisição da linguagem no quadro da gramática generativa
17 Fevereiro 2017, 14:00 • Ana Lúcia Santos
1. Apresentação dos objetivos do seminário:
A presente unidade curricular pretende conduzir o aluno a: (1) construir conhecimento sobre temas centrais na investigação em aquisição de uma língua materna; (2) comparar a aquisição de algumas estruturas linguísticas no português e em outras línguas; (3) refletir sobre metodologias de recolha e tratamento de dados no domínio da aquisição de língua materna; (4) refletir sobre o modo como dados empíricos da aquisição podem contribuir para a discussão de problemas teóricos na análise linguística. Sempre que relevante, serão feitas pontes com a aquisição de língua não materna e bilingue, com percursos atípicos de desenvolvimento linguístico (relações com a Linguística Clínica) e com o processo de literacia na infância (relações com a Linguística Educacional).
2. Apresentação dos conteúdos do módulo "aquisição da sintaxe" e calendarização:
Data |
Módulo de sintaxe (Ana Lúcia Santos) |
17/2 |
A aquisição como área de investigação. A aquisição como questão central em gramática generativa. Abordagens generativistas vs. outras abordagens (e.g. usage-based approach).
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24/2 |
A aquisição como área de investigação. A aquisição como questão central em gramática generativa. Abordagens generativistas vs. outras abordagens (e.g. usage-based approach). Trabalho prático de observação de dados em corpora.
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3/3 |
Alguns dados sobre aquisição e ordem de palavras. Estrutura da frase e movimento do verbo. Aquisição de elipse do VP e movimento do verbo. |
10/3 |
Infinitivos raiz e sujeitos nulos. |
17/3 |
Aquisição de estruturas que envolvem movimento-A’. Técnicas experimentais tipicamente usadas nos trabalhos sobre estas estruturas.
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24/3 |
Aquisição de estruturas que envolvem movimento-A. Técnicas experimentais tipicamente usadas nos trabalhos sobre estas estruturas. Entrega de pequenos trabalhos escritos. |
31/3 |
Alguns dados sobre aquisição de completivas em Português Europeu. |
7/4 |
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A calendarizar |
Exercício escrito |
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Férias da Páscoa e início do módulo dedicado a Fonologia |
3. Apresentação dos elementos de avaliação e respetivos pesos relativos na nota final:
a. Exercício escrito (módulo de aquisição da sintaxe): 30%
b. Exercício escrito (módulo de aquisição da fonologia): 30%
c. Trabalhos escritos (módulo de aquisição da sintaxe): 20%
d. Leituras orientadas (módulo de aquisição da fonologia): 20%
4. Indicações sobre bibliografia geral para o módulo de aquisição da sintaxe:
*Blom, E. & S. Unsworth (2010) Experimental Methods in Language Acquisition Research. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins.
*Crain, S. (2012) The emergence of Meaning. Cambridge: Cambridge University Press.
*Crain, S. and R. Thornton (1998) Investigations in Universal Grammar. A Guide to Experiments on the Acquisition of Syntax and Semantics. Cambridge, Mass: The MIT Press.
*Guasti, M. T. (2002) Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, Mass. / London: The MIT Press.
Freitas, M. J. & Santos, A. L. (eds). (aceite) A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português. Language Science Press. [alguns capítulos disponibilizados pela docente]
Lust, B. & C. Foley (eds.) (2004) First Language Acquisition. The essential readings. Malden / Oxford / Victoria: Blackwell.
*McDaniel, D., C. McKee & H. S. Cairns (eds.) (1996) Methods for Assessing Children’s Syntax. Cambridge, Mass. / London: The MIT Press.
*de Villiers, J. & T. Roeper (2011) Handbook of Generative Approaches to Language Acquisition. New York: Springer.
*Estes textos existem na biblioteca da FLUL.
Será fornecida bibliografia mais específica ao longo dos seminários.
5. A centralidade do estudo da aquisição das línguas no âmbito dos estudos em gramática generativa. O debate clássico que opõe uma perspetiva inatista às perspetivas comportamentalista (behaviorista) e construtivista.