Observação de um corpus de produção espontânea de fala infantil e fala dirigida às crianças

24 Fevereiro 2017, 14:00 Ana Lúcia Santos

Ainda o debate sobre aquisição da linguagem: perspetiva generativista vs. formulação atual de uma perspetiva construtivista, a perspetiva usage-based. Problemas levantados pela própria perspetiva inatista: como se explica o curso do desenvolvimento?; como é que o "Language Acquisition Device" interage com o input? Distinção entre input e intake (White, 1981) e uma reflexão sobre a natureza da experiência, a partir de Epstein (2016).
Exercício de observação de dados de produção espontânea (corpus SANTOS, base de dados CHILDES, http://childes.psy.cmu.edu/). Observação de: a. extensão média dos enunciados em diferentes momentos do desenvolvimento, com cálculo automático de MLUw; b. classes de palavras observáveis na produção das crianças em diferentes momentos do desenvolvimento; c. estruturas sintáticas observáveis em diferentes momentos do desenvolvimento. Levantamento de hipóteses capazes de explicar alguns aspetos do desenvolvimento observados.

NOTA: A aula teve lugar na sala de TIC.

Chomsky, N. (1986) Knowledge of Language. Its Nature, Origin and Use. Westport / Connecticut / London: Praeger. [Bib. FLUL, pasta]

 Crain, Stephen (2012) The emergence of meaning. Cambridge: Cambridge University Press. [a ler: pp. 64  e seguintes] [Bib. FLUL]

 Crain, S. e Pietroski, P. (2001) Nature, nurture and Universal Grammar. Linguistics and Philosophy. 24: 139-185. [GDrive]

Epstein, S. D. (2016). Why nurture is natural too. Biolinguistics. 10.197-201.

[http://www.biolinguistics.eu/index.php/biolinguistics/article/view/373/371]

 Guasti, M. T. (2002) Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, Mass./London: The MIT Press. [Cap. 1] [Bib. FLUL]

 Johnson, J. & E. Newport (1989) Critical period effects in second language learning: The influence of maturational state on the acquisition of English as a second language. Cognitive Psychology. 21: 60-99. [GDrive]

 Lust, B. & C. Foley (eds.) (2004) First Language Acquisition. The Essential Readings. Malden / Oxford / Victoria: Blackwell.  [pasta]

 Tomasello, M. (2000) Do young children have adult syntactic competence? Cognition. 74: 209-253.

 Valian, V. (2014) Arguing about innateness. Journal of Child Language. 41(S1): 78-92. [Bib.FLUL]

White, L. (1981). The responsibility of grammatical theory to acquisitional data. In N. Hornstein & D. Lightfoot (Eds.). Explanation in Linguistics. The Logical Problem of Language Acquisition. London: Longman.