Sumários
O início da literatura artística na China antiga (cont.)
28 Abril 2017, 10:00 • Luís Urbano Afonso
Leitura comentada de excertos dos textos fundadores da história da arte chinesa: Gu Kaizhi (séc. IV), Xie He (séc. VI), Zhang Yanyuan (séc. IX), Guo Ruoxu (séc. XI) e Su Shi (séc. XI). As “Seis Leis” (ou “Cânones”) de Xie He. A consolidação do cânon artístico chinês durante a dinastia Song (960-1279).
NOTA IMPORTANTE: atendendo aos fracos resultados obtidos no 1º teste, foi acordado com os alunos que a ponderação dos dois testes de avaliação será alterada para uma relação de 40%-60% (em vez de 50%-50%) nos casos em que esta mudança permita aos alunos obterem uma nota média mais elevada.
O início da literatura artística na China antiga
21 Abril 2017, 10:00 • Luís Urbano Afonso
A construção do cânone artístico chinês. A influência do confucionismo sobre a teoria da arte na China. A crítica do mimetismo da realidade (imperfeita e óbvia) e a procura da essência ideal do motivo artístico. A valorização da caligrafia e da pintura como criações mentais (mais do que resultados de uma mão hábil). Artistas profissionais e artistas aristocratas/“amadores”. O bom letrado: caligrafia, pintura, poesia. Comparação entre pinturas de paisagem de tradição ocidental e de tradição chinesa.
O início da literatura artística na Grécia Clássica e na China antiga (cont.)
7 Abril 2017, 10:00 • Luís Urbano Afonso
O interesse pelas artes visuais e o nascimento da história da arte na Grécia do período helenístico.
Literatura artística e colecionismo de arte. A mega-narrativa das artes como uma mimetização da natureza e a crença no progresso artístico até à imposição dos limites técnicos inerentes a cada medium.
O significado político do colecionismo dos Atálidas de Pérgamo.
O fundamentalismo cristão na época do imperador Teodósio I (379-395), a estetização da escultura profana e a coleção de Lausos em Constantinopla.
O início da literatura artística na Grécia Clássica e na China Antiga.
4 Abril 2017, 10:00 • Luís Urbano Afonso
Uma introdução geral à arte grega. Faseamento estilístico da arte grega no domínio da escultura e da produção cerâmica: proto-geométrico, geométrico, arcaico, clássico e helenístico. A gradação das classificações dentro de cada período estilístico. Esculturas: Kouros e Kore - caraterísticas gerais; o Efebo de Critios; a introdução do escorço. Cerâmicas: o estilo orientalizante; os estilos áticos de figuras negras e de figuras vermelhas. A tecnologia da pintura de cerâmica. A ânfora de Exekias representando Ajax e Aquiles.