Iconologia comparada - Warburg e o Atlas Mnemosyne

9 Março 2018, 10:00 Luís Urbano Afonso

Aby Warburg (1866-1929) e a apologia da análise integrada das imagens numa perspetiva diacrónica e interdisciplinar (política, cultura, ciência, magia, literatura). Os objetivos e as caraterísticas do projeto Atlas Mnemosyne, verdadeiro laboratório de imagens. O atlas como um arquivo visual das Pathosformeln (fórmulas de pathos, i.e., “fórmulas emotivas” - poder expressivo que certas fórmulas ou modelos figurativos tradicionais têm para exprimir sentimentos humanos básicos) e a sua articulação com o conceito de engrama. O atlas como análise do processo histórico da criação artística do Renascimento, na sua articulação com a Antiguidade (Nachleben der Antike - i.e., o conceito de herança / sobrevivência ou “vida póstuma” das imagens da Antiguidade) e como expressão da dialética racional/irracional (Apolo-Dioniso). O atlas e a análise dos processos de migração e circulação das imagens no tempo e no espaço.