Sumários

Os portais de Saint-Denis

2 Dezembro 2024, 14:00 Luís Urbano Afonso

Análise do programa iconográfico original dos portais da fachada principal da abadia e discussão da eventual participação de Hugo de São Vítor na sua conceção.


Os vitrais da abadia de Saint-Denis

27 Novembro 2024, 14:00 Luís Urbano Afonso

A arte de Saint Denis e a sua articulação com os conceitos de “símbolo” (Pseudo-Dionísio Areopagita) e de “signo” (Santo Agostinho e Hugo de São Vítor). A importância das inscrições (tituli) nas obras de arte encomendadas por Suger e a promoção da exegese visual pelos monges letrados. Análise detalhada dos vitrais da cabeceira de Saint Denis, destacando a Árvore de Jessé, a Vida de Moisés e as Alegorias de S. Paulo. A discussão em torno da estética da luz, do conceito de anagogia (anagogicus mos) e da doutrina de Pseudo-Dionísio Areopagita. Implicações para a arquitetura e para a arte dos vitrais. Os vitrais como um véu, uma estrutura de liminaridade, entre a dimensão terrena e a dimensão celeste, através da sua conceção como materia saphirorum.


Participação do docente em provas de doutoramento externas.

25 Novembro 2024, 14:00 Luís Urbano Afonso

Participação do docente como arguente nas provas de doutoramento de Ramiro Gonçalves (FCSH/UNL). Falta justificada, sendo a aula substituída pela participação no colóquio "Art in the Post-Soviet worls: Armenia and the Caucasus" organizado pelo docente na FLUL, 29/11/2014.


Participação na avaliação externa do ARTIS.

20 Novembro 2024, 14:00 Luís Urbano Afonso

Participação do docente na avaliação externa do ARTIS. Falta justificada.


As encomendas artísticas do abade Suger

18 Novembro 2024, 14:00 Luís Urbano Afonso

As encomendas artísticas do abade Suger: recurso a spolia em novas alfaias artísticas e obras realizadas de raiz. A beleza do trabalho artístico e a riqueza material das alfaias litúrgicas (cristal rocha, ónix, pórfiro, sardónica, ágata, ouro, gemas) como catalisadores da anagogia. Leitura de excertos das memórias apologéticas do abade Suger, sobretudo o Libellus alter de consecratione ecclesiae Sancti Domini (c.1144) e o Liber de rebus in administratione sua gestis (c.1150)