Suger, os vitrais e a exegese visual

15 Novembro 2021, 11:00 Luís Urbano Afonso

A arte de Saint Denis e a sua articulação com os conceitos de “símbolo” (Pseudo-Dionísio Areopagita) e de “signo” (Santo Agostinho e Hugo de São Vítor). A importância das inscrições ( tituli) nas obras de arte encomendadas por Suger e a promoção da exegese visual por parte dos monges letrados. Análise detalhada dos vitrais da cabeceira de Saint Denis, com destaque para os vitrais da Árvore de Jessé, da Vida de Moisés e das Alegorias de S. Paulo (vitral anagógico). A discussão em torno da estética da luz, do conceito de anagogia ( anagogicus mos) e da doutrina de Pseudo-Dionísio Areopagita. Implicações para a arquitetura e para a arte dos vitrais. Os vitrais como um véu, uma estrutura de liminaridade, entre a dimensão terrena e a dimensão celeste, através da sua conceção como materia saphirorum.