Sumários

As iluminuras da Crónica Geral de Espanha (Academia das Ciências)

9 Novembro 2017, 08:00 Luís Urbano Afonso

A produção de iluminura no contexto da corte. Estudo de caso: as iluminuras quatrocentistas da Crónica Geral de Espanha de 1344 (Biblioteca da Academia das Ciências, Ms Azul 1). Narratividade e fantasia.


O Apocalipse de Lorvão

6 Novembro 2017, 08:00 Luís Urbano Afonso

O Apocalipse de Lorvão e a ilustração dos comentários ao Apocalipse do Beato de Liébana na Península Ibérica: arte e resistência. O contexto histórico da génese do Comentário do Beato (início da Reconquista, Adopcionismo no centro-sul peninsular). O contexto histórico da génese da cópia do Lorvão (introdução do rito gregoriano, incursões almóadas). Caraterização plástica das iluminuras do Lorvão: composição arcaizante, adoção da linguagem românica, paleta limitada, repertório limitado das formas anatómicas. O Apocalipse do Lorvão no contexto do scriptorium desse mosteiro. A utilização do Apocalipse do Lorvão: leitura publica no refeitório (Páscoa a Pentecostes), leitura individual (medtação e esconjuramento).


Iluminuras românicas dos mosteiros de Coimbra e Alcobaça

2 Novembro 2017, 08:00 Luís Urbano Afonso

Os scriptoria românicos dos mosteiros de Santa Cruz de Coimbra e de Santa Maria de Alcobaça. Caraterização do estilo das iluminuras destes dois centros monásticos portugueses. Caraterização das especificidades de cada uma destas ordens religiosas e exposição sobre as suas consequências ao nível da expressão artística.


A ourivesaria secular de aparato no período manuelino.

30 Outubro 2017, 08:00 Luís Urbano Afonso

A ourivesaria secular de aparato no período manuelino. Salvas, copos/copas, jarros. Formas, funções e iconografia. Salvas com decoração vegetalista (alcachofras, cardos, etc.), salvas de “bastiães”, salvas com decoração geométrica (pontas de diamantes, “boulhões”, “medronhos”, “casca de ananás”) e salvas historiadas. 


Arquitectura militar românica em Portugal (séculos XII e XIII).

26 Outubro 2017, 08:00 Luís Urbano Afonso

Castelos «roqueiros» e castelos condais. Modelos de encastelamento e referências arquitectónicas. Os castelos da reconquista. Modelos de ocupação espacial, tipologias de construção e sistemas de defesa.
(NOTA: aula lecionada pelo Prof. José Varandas).