Sumários

A exploração dos recursos naturais: a produção de preparados piscícolas

22 Novembro 2024, 14:00 Víctor Manuel Simões Filipe

Aula dada pela professora Catrina Viegas. 

Exploração dos recursos marinhos. Unidades de exploração de preparados de peixe - geografia de produção, faseamento e arquitectura. Alguns exemplos do vale do Tejo, vale do Sado e Algarve; produção de ânforas e sal. Outros recursos marinhos:  tinturaria: murex; Peixe : viveiros, cetariae, farinhas de peixe e os moluscos.


A exploração dos recursos naturais: a produção de ânforas - economia e comércio

22 Novembro 2024, 11:00 Víctor Manuel Simões Filipe

O estudo das ânforas: o que eram e para que serviam; história da sua investigação; a produção de ânforas na Lusitânia, olarias de Peniche, Vale do Tejo, Vale do Sado, Algarve, Augusta Emerita; etapas de produção e tipos fabricados; difusão das ânforas lusitanas; o estudo dos fabricos; os conteúdos, os preparados piscícolas e o vinho. Estudo de caso: Olisipo - topografia de consumo, padrões de consumo e de importação. A importação de ânforas.


A exploração dos recursos naturais: rochas, metais e recursos hidráulicos

15 Novembro 2024, 14:00 Víctor Manuel Simões Filipe

A exploração dos recursos naturais. Rochas e minerais: a exploração das pedreiras; evidências na Lusitânia; estratégias de extracção; regime de exploração; economia; rochas ornamentais; a produção de vidro; produção de cal; a exploração de Carbunculum. Mineração antiga; os metais:  os recursos mineiros da Lusitânia; as fontes; aurifer tagus; as conheiras; a faixa piritosa; Vipasca e as tábuas de bronze. Recursos hidráulicoos: ciclo urbano da água: captação, condução, distribuição e evacuação; o armazenamento de água, estruturas.


Teste

15 Novembro 2024, 11:00 Víctor Manuel Simões Filipe

Teste 


A paisagem rural. Programas decorativos das domus das villae

8 Novembro 2024, 14:00 Víctor Manuel Simões Filipe

A paisagem rural. Programas decorativos das domus das villae, A estatuária. A pintura mural. Os mosaicos. Os elementos arquitectónicos. Exemplos do Algarve, Alentejo, Estremadura e  Ribatejo.