Sumários

Lisboa romana II

3 Outubro 2025, 14:00 Víctor Manuel Simões Filipe

Continuação do estudo da cidade de Olisipo. O sítio do Núcleo arqueológico da rua dos Correeiros. As unidades de produção de preparados piscícolas (cetárias) na cidade e sua importância no complexo produtivo do vale do Tejo. O criptopórtico da R. da Prata: propostas de interpretação. O fundeadouro da Praça D. Luis. Outros estudos de caso.


Lisboa Romana I

3 Outubro 2025, 11:00 Víctor Manuel Simões Filipe

Estudo da cidade romana de Lisboa. Intervenções no âmbito da reabilitação urbana e a investigação sobre a cidade antiga. O projecto Lisboa romana: perspectivas e resultados.
A evolução da cidade a partir do castelo de S. Jorge. Principais componentes do urbanismo de Olisipo: dificuldades na sua identificação.


Materiais e técnicas construtivas

26 Setembro 2025, 14:00 Víctor Manuel Simões Filipe

Materiais e técnicas construtivas. Materiais de Construção: a pedra; a argila (adobe, taipa e tijolo); a cal e as argamassas. A Pedra: o granito, o calcário; mármore (local e importado). O mármore de Estremoz – Vila Viçosa: importância e utilização e difusão. Técnicas de extração, identificação macroscópica e as análises laboratoriais e químicas. Evidências de pedreiras no ocidente da península Ibérica : o exemplo de Colaride. Instrumentos do trabalho da pedra, sistemas de elevação e transporte. Construção em terra: taipa ou tijolo de adobe. A cerâmica de construção: as tegulae e imbrices e os diferentes tipos de tijolos e a sua utilização. Decoração dos pavimentos e paredes (mosaico romano e estuque pintado). A cal e as argamassas.


Arqueologia do Mundo provincial romano: aspectos metodológicos e conceptuais

26 Setembro 2025, 11:00 Víctor Manuel Simões Filipe

Arqueologia do Mundo provincial romano: aspectos metodológicos e conceptuais. Introdução ao estudo da cidade antiga. Arqueologia urbana: problemas e limites das fontes para o seu estudo. Metodologias e técnicas para a abordagem à cidade antiga. 1- A preparação da intervenção. A pesquisa sobre a cidade antiga: documentação escrita, cartografia, fotografia aérea, ortofotomapas, toponímia; 2- A intervenção arqueológica – opções metodológicas. Escavação em área, sondagens e acompanhamento arqueológico. 


A cidade antiga. Modelo e realidade. Criação da província da Lusitânia.

19 Setembro 2025, 14:00 Víctor Manuel Simões Filipe

A cidade antiga. Modelo e realidade. Criação da província da Lusitânia. Reordenamento político e administrativo de Augusto e o processo de urbanização de Lusitânia. Aspectos político-administrativos. Criação da rede de núcleos urbanos. Traçado hipodâmico. Muralhas e portas e principais edifícios da cidade romana. O fórum.