Sumários

Falta justificada pela organização do 30º Congresso RCRF que decorreu na FLUL de 25 Set a 2 de Outubro.

29 Setembro 2016, 12:00 Catarina Viegas

Falta justificada pela organização do 30º Congresso RCRF que decorreu na FLUL de 25 Set a 2 de Outubro.



Falta justificada pela organização do 30º Congresso RCRF que decorreu na FLUL de 25 Set a 2 de Outubro.

26 Setembro 2016, 12:00 Catarina Viegas

Falta justificada pela organização do 30º Congresso RCRF que decorreu na FLUL de 25 Set a 2 de Outubro.



Arqueologia do Mundo provincial romano: aspectos metodológicos e conceptuais. Tempo e espaço.

22 Setembro 2016, 12:00 Catarina Viegas

Arqueologia do Mundo provincial romano: aspectos metodológicos e conceptuais. Tempo e espaço.

 


Apresentação do Programa da disciplina, bibliografia e avaliação.

19 Setembro 2016, 12:00 Catarina Viegas

Apresentação do Programa da disciplina, principais objectivos e Bibliografia. A avaliação será realizada seguindo os princípios estabelecidos no regulamento Geral de Avaliação. Será a média da avaliação obtida no Trabalho obrigatório individual juntamente com um teste escrito presencial. Os trabalhos serão apresentados oralmente sendo igualmente valorizada a participação nas aulas.

Diversos materiais para as aulas serão disponibilizados na página Moodle criada para a disciplina.

1.Nome da unidade curricular

Arqueologia do Mundo Provincial Romano

 

2.Ciclo de estudos

1.º.


3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

Catarina Ferrer Dias Viegas Taveira (45 TP+30 O)

 

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

-

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição de conhecimentos para a compreensão do processo de romanização no território peninsular e, especificamente, do território actualmente português; análise das fontes e metodologias utilizadas na investigação do mundo provincial romano, reconhecendo as suas potencialidades e limitações; desenvolvimento de uma leitura crítica sobre os principais modelos interpretativos acerca de diferentes aspectos da arqueologia romana; reconhecimento e contextualização dos elementos caracterizadores da cultura material do período romano procurando inseri-los nas principais problemáticas da investigação actual.

 

5.Learning outcomes of the curricular unit

The main objectives of this course are:

to acquire knowledge about the romanization process in the Iberian Peninsula and particularly in the today Portuguese territory; to analyze the main sources used in the study of the Roman period (epigrahic, literary, numismatics, archeological materials and structures), recognizing its potential and limitations; to understand the different methodologies for the study of the Roman provincial world; to develop a critical reading on the main interpretative models of different aspects of Roman archaeology, whether in the urban or rural contexts; to recognize the main issues concerning the material culture of the Roman period in order to contextualize them.

 

6.Conteúdos programáticos

1. Introdução geral à disciplina e aos diferentes conceitos de romanização. Principais fontes utilizadas. 1.1. Metodologias: limites e potencialidades.

2.O mundo urbano.

2.1.O conceito de cidade romana.

2.2.Os principais equipamentos públicos e edifícios privados

2.3.Os materiais e as técnicas construtivas

2.4. A rede de centros urbanos

3.O mundo rural

3.1. A transformação da paisagem: tipologia das construções rurais e seus problemas

3.2. A uilla: modelo e realidade

4.O mundo dos mortos

4.1.Tipologia e topografia das necrópoles

5. A exploração dos recursos

5.1.Os recursos geológicos, mineiros e hídricos

5.2.Os preparados piscícolas

5.3. A produção de vinho e azeite

6. A rede viária

7. Problemáticas do estudo dos materiais arqueológicos de época romana.

 

6.Syllabus

1. General introduction to the course and to the different concepts of Romanization. Main sources used. 1.1. Methodologies: limits and possibilities.

2. The urban world.

2.1. The concept of Roman town; 2.2. The main public equipments and private buildings; 2.3. Materials and construction techniques; 2.4. The urban network.

3. The rural world

3.1 Transformation of landscape: tipology of the rural settlement and problems relating to its identification; 3.2. The Roman villa: model and reality

4. The funerary practices

4.1 Tipology and topography of the necropolis

5. The exploitation of natural resources

5.1. geological, mining and water resources; 5.2. Marine resources (fish produtcs); 5.3. Wine and olive oil production.

6. The road network

7. Main issues in the study of archaeological material from Roman period.

 

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

O conhecimentos acerca do processo de romanização e das diferentes formas de que se revestiu a presença romana no território peninsular e, particularmente, no território actualmente português obtem-se de forma transversal em todos os pontos do programa. Particularmente a análise das principais fontes e das metodologias utilizadas no estudo do mundo provincial romano: suas potencialidades e limitações são abordados no pontos iniciais do programa; a abordagem crítica acerca dos principais modelos explicativos de diferentes aspectos da arqueologia romana, quer em contexto urbano, quer rural, o mundo funerário, a rede viária, assim como a exploração dos recursos naturais, correspondem aos restantes conteúdos programáticos; o reconhecimento dos principais aspectos da cultura material do período romano procurando contextualizá-los, é especificamente tratado no ponto final do programa.

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives

The knowledge about the romanization process and of the different forms of the Roman presence in the peninsular territory and particularly in the today Portuguese territory is obtained transversally in all parts of the course. Particularly, the analysis of the main sources and methods used in the study of Roman provincial world: its potential and limitations are covered in first themes of the syllabus. The critical analysis of the main interpretative models of different aspects of Roman archaeology, both in the urban and rural context, funerary world and road system as well as the exploitation of the natural resources correspond to the main themes in the syllabus.

The recognition of the key aspects of the material culture of the Roman period and their contextualizition is specifically addressed in final Section.

 

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

As aulas são do tipo teórico prático e recorrem a meios audiovisuais (apresentação PPT). Existem algumas aulas práticas de manuseamento de materiais arqueológicos. A avaliação segue o RGA baseando-se num teste escrito presencial e na realização de um trabalho prático sobre um tema do programa. A apresentação oral dos trabalhos é seguida de debate e a participação activa nas aulas é valorizada.

Bibliografia e outros recursos online (PDF, link para sites de interesse para a disciplina, etc.), são disponibilizados através da página da disciplina no Moodle.

Visita guiada à Lisboa romana.

 

8.Teaching methodologies (including evaluation)

The classes are of practical and theoretical type and use the audiovisual media (PPT presentation). There are some practical lessons for handling archaeological materials. The evaluation follows the RGA and is based on a written test and a paper on a theme of the syllabus. The oral presentation of the work is followed by a debate and active participation in class is valued.

Bibliography and other resources online (PDF link to sites of interest to the course, etc.) are available through the Moodle course page.

Guided visit to Roman Lisbon.

 

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

O tipo de aulas teórico práticas permite um contacto com as diferentes temáticas da unidade curricular. A discussão crítica dos modelos explicativos é incentivada com o recurso ao debate alargado que segue a apresentação dos trabalhos práticos. O manuseamento de materiais arqueológicos permite o contacto com as diferentes categorias da cerâmica romana.

 

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes

The theoretical and practical type of classes allows a contact with the different themes of the course. A critical discussion of interpretative models is encouraged with the use of extended debate following the presentation of the papers. The handling of archaeological finds allows the contact with different categories of Roman pottery.

 

10.Bibliografia

 (a bibliografia para os pontos específicos do Programa será indicada durante as aulas assim como outros recursos disponíveis online).

Alarcão, J. de (1988a) - Roman Portugal. Gazetteer. 6. Évora, 7. Lagos, 8. Faro. Vol. II, fasc. 3. Warminster

Alarcão, J. de (1988b) - O domínio romano em Portugal. Mem-Martins: Publicações Europa América

ALARCÃO, J., ÉTIENNE, R. e MAYET, F. (1990) - Les Villas romaines de São Cucufate (Portugal). Paris: Diff. E. De Boccard.

CARVALHO, A.; ÁLVAREZ MARTÍNEZ, J. M.; FABIÃO, C. (2015) – Lusitânia romana. Origem de dois povos. Catálogo da exposição. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Fabio, C. (2006) - Herança romana em  Portugal. Lisboa.

FABIÃO, C. (2009) – Cetárias, ânforas e sal: a exploração de recursos marinhos na Lusitânia. Estudos Arqueológicos de Oeiras, 17, p. 555-594.

LAGÓSTENA BARRIOS, L. (2001) - La produccón de salsas y conservas de pescado en la Hispania Romana (II a.C. – VI d.C.). (Coll. Instrumenta; 11). Barcelona: Universitat de Barcelona.

Lopes, M. C. (2003) – A cidade romana de Beja. Percursos e debates acerca da “civitas” de Pax Iulia. Coimbra.

Mantas, V. (1990) - As cidades marítimas da Lusitânia. Les villes de Lusitanie romaine. Hiérarchies et Territoires. Table ronde internationale du Centre Nacional de Recherche Scientifique. (Talence 1988). Paris CNRS, p. 149-205.

Mantas, V. (2012) - As vias romanas da Lusitânia. Studia Lusitana. Mérida.

 

11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours

Horário a indicar no início das aulas.