Sumários

Caracterização da cidade de Conimbriga

6 Outubro 2023, 14:00 Catarina Viegas


Caracterização da cidade de Conimbriga.  a domus: exemplo da casa dos Repuxos e os modelos metropolitanos numa cidade provincial.

A cidade de Conimbriga na antiguidade tardia e época medieval.

Continuação do estudo sobre a cidade de Ossonoba

4 Outubro 2023, 14:00 Catarina Viegas


Continuação do estudo sobre a cidade de Ossonoba. Caracterização da necrópole.

A cidade de Conimbriga: síntese da história da investigação. Evolução da cidade. Estruturas forenses e áreas residenciais.

Continuação do estudo sobre os principais materiais e técnicas construtivas. Continuação do estudo sobre os principais materiais e técnicas construtivas.

29 Setembro 2023, 14:00 Catarina Viegas


Continuação do estudo sobre os principais materiais e técnicas construtivas.

Construção em terra: taipa ou tijolo de adobe. A cerâmica de construção: as tegulae e imbrices e os diferentes tipos de tijolos e a sua utilização. Decoração dos pavimentos e paredes (mosaico romano e estuque pintado). A cal e as argamassas.

Início do estudo de exemplos de cidades romanas do ocidente da Península Ibérica. A cidade de Ossonoba.  A cidade consumidora e produtora. O equivoco da sua identificação com as ruinas de Milreu. O podium do templo junto à sé e a identificação da cidade de Ossonoba com Faro. As muralhas e a dificuldade no estabelecimento da sua cronologia.

Diferentes componentes do urbanismo. Sectores residenciais e artesanais. A necrópole

Principais materiais e técnicas construtivas no mundo romano

27 Setembro 2023, 14:00 Catarina Viegas


Informações sobre o trabalho a realizar no âmbito da UC. Escolha do tema e modo de organizar o plano de trabalho e bibliografia a apresentar.

 

Principais materiais e técnicas construtivas.

Materiais de Construção: a pedra; a argila (adobe, taipa e tijolo); a cal e as argamassas.

A Pedra: o granito, o calcário; mármore (local e importado). O mármore de Estremoz – Vila Viçosa: importância e utilização e difusão. Técnicas de extração, identificação macroscópica e as análises laboratoriais e químicas. Evidências de pedreiras no ocidente da península Ibérica: o exemplo de Colaride.

Instrumentos do trabalho da pedra, sistemas de elevação e transporte.

 

Construção em terra: taipa ou tijolo de adobe. A cerâmica de construção: as tegulae e imbrices e os diferentes tipos de tijolos e a sua utilização.

 

 

ADAM, J.-P. (1984) – La construction romaine, matériaux et techniques. Paris: Picard.

BUSTAMANTE, M., PIZZO, A. (2018) – El opus testaceum en Augusta Emerita: producción y uso. Roma: L’Erma di Bretschneider.

MACIEL, M. J. (2006) – Vitrúvio. Tratado de Arquitectura. Tradução do Latim, introdução e Notas. IST: Lisboa.

PIZZO, A. (2010) – Las técnicas constructivas de la arquitectura pública de Augusta Emerita, Anejos de Archivo Español de Arqueología, LVI. Mérida/Madrid: CSIC.

RIBEIRO, J. M. P. (2013) – Arquitectura romana em Bracara Augusta. Uma análise das técnicas edilícias. Braga: CITCEM / FLUP / Edições Afrontamento, Lda.

Continuação da aula anterior (Metodologias para o estudo da cidade antiga

22 Setembro 2023, 14:00 Catarina Viegas


Continuação da aula anterior (Metodologias para o estudo da cidade antiga)

 

 3- Trabalho pós-escavação. Organização do laboratório de arqueologia (o arquivo). Organização da reserva e gestão da informação; 4- Publicação monográfica.

A arqueologia da arquitectura aplicada ao estudo das cidades.

 

Início do estudo da cidade antiga: modelo e realidade. Criação da província da Lusitânia.  Reordenamento político e administrativo de Augusto e o processo de urbanização de Lusitânia. Aspectos politico-administrativos. Criação da rede de núcleos urbanos. Traçado hipodâmico. Muralhas e portas e principais edifícios da cidade romana. Periodização geral da evolução urbana.