Sumários
Uma escultura de matriz académica: beleza física e virtude moral
16 Outubro 2025, 09:30 • Clara Moura Soares
O magistério de Machado de Castro e os seus discípulos Faustino José Rodrigues, João José de Barros Lobarão, João Joaquim de Sousa Alão.
João José de Aguiar, “o único verdadeiro escultor neoclássico português”.
A obra escultórica em Portugal do francês Célestin Anatole Calmels.Neoclassicismo e pré-romantismo na pintura (conclusão)
14 Outubro 2025, 09:30 • Clara Moura Soares
Consolidação de conhecimentos sobre Domingos António de Sequeira e a sua obra.
A pintura decorativa: temas e pintores.
Cyrilo Volkmar Machado e Arcângelo Fuschini.
O pré-romantismo na pintura
9 Outubro 2025, 09:30 • Clara Moura Soares
Domingos António Sequeira: mestre em desenho e pintura num tempo em mudança.
Neoclassicismo e pré-romantismo na pintura
7 Outubro 2025, 09:30 • Clara Moura Soares
Características da pintura em Portugal num período de transição.
Francisco Vieira (Vieira Portuense): um pintor “moderno” e cosmopolita.
Visualização e análise de diversas obras do artista.
Arquitetura Neoclássica- conclusão
2 Outubro 2025, 09:30 • Clara Moura Soares
A reforma da Universidade de Coimbra: William Elsden e a introdução do neoclassicismo nos edifícios do Laboratório Químico, do Museu de História Natural e do Observatório.
As obras do Palácio Real da Ajuda. Os aquitetos: Manuel Caetano de Sousa, José da Costa e Silva, Francisco Xavier Fabri, António Francisco Rosa.
O arquiteto José da Costa e Silva: formação e prática arquitetónica. Real Erário, Real Teatro de São Carlos, Asilo dos Inválidos Militares de Runa, Real Academia de Marinha e Comércio do Porto, Palácio Real da Ajuda.
Conclusão da abordagem da Arquitetura Neoclássica. Alguns casos de persistência da linguagem Neoclássica: Teatro D. Maria II, Paços do Concelho de Lisboa e Assembleia da República.
A falta de formação de arquitetos em Portugal e a ausência de concursos públicos. O papel dos arquitetos estrangeiros