Sumários

Uma escultura de matriz académica: beleza física e virtude moral

16 Outubro 2025, 09:30 Clara Moura Soares

O magistério de Machado de Castro e os seus discípulos Faustino José Rodrigues, João José de Barros Lobarão, João Joaquim de Sousa Alão.

João José de Aguiar, “o único verdadeiro escultor neoclássico português”.

A obra escultórica em Portugal do francês Célestin Anatole Calmels.


Neoclassicismo e pré-romantismo na pintura (conclusão)

14 Outubro 2025, 09:30 Clara Moura Soares

Consolidação de conhecimentos sobre Domingos António de Sequeira e a sua obra.

A pintura decorativa: temas e pintores.

Cyrilo Volkmar Machado e Arcângelo Fuschini.


O pré-romantismo na pintura

9 Outubro 2025, 09:30 Clara Moura Soares

Domingos António Sequeira: mestre em desenho e pintura num tempo em mudança. 


Neoclassicismo e pré-romantismo na pintura

7 Outubro 2025, 09:30 Clara Moura Soares

Características da pintura em Portugal num período de transição.

Francisco Vieira (Vieira Portuense): um pintor “moderno” e cosmopolita.

Visualização e análise de diversas obras do artista.


Arquitetura Neoclássica- conclusão

2 Outubro 2025, 09:30 Clara Moura Soares

A reforma da Universidade de Coimbra: William Elsden e a introdução do neoclassicismo nos edifícios do Laboratório Químico, do Museu de História Natural e do Observatório.

As obras do Palácio Real da Ajuda. Os aquitetos: Manuel Caetano de Sousa, José da Costa e Silva, Francisco Xavier Fabri, António Francisco Rosa.

O arquiteto José da Costa e Silva: formação e prática arquitetónica. Real Erário, Real Teatro de São Carlos, Asilo dos Inválidos Militares de Runa, Real Academia de Marinha e Comércio do Porto, Palácio Real da Ajuda.

Conclusão da abordagem da Arquitetura Neoclássica. Alguns casos de persistência da linguagem Neoclássica: Teatro D. Maria II, Paços do Concelho de Lisboa e Assembleia da República.

A falta de formação de arquitetos em Portugal e a ausência de concursos públicos. O papel dos arquitetos estrangeiros