Sumários
Arquitetura Neoclássica- conclusão
26 Setembro 2023, 09:30 • Clara Moura Soares
A reforma da Universidade de Coimbra: William Elsden e a introdução do neoclassicismo nos edifícios do Laboratório Químico, do Museu de História Natural e do Observatório.
As obras do Palácio Real da
Ajuda. Os aquitetos: Manuel Caetano de Sousa, José da Costa e Silva, Francisco
Xavier Fabri, António Francisco Rosa.
O arquiteto José da Costa e
Silva: formação e prática arquitetónica. Real Erário, Real Teatro de São
Carlos, Asilo dos Inválidos Militares de Runa, Real Academia de Marinha e
Comércio do Porto, Palácio Real da Ajuda.
A Arquitetura Neoclássica: modelos estéticos e novas tipologias
21 Setembro 2023, 09:30 • Clara Moura Soares
Lisboa pós-terramoto: o proto-neoclassicismo da Baixa Pombalina. Manuel da Maia, Eugénio dos Santos, Carlos Mardel.
Pintura mural e azulejo pombalinos.
Neopalladianismo do Porto ou Arquitetura Port-Wine?
O Porto dos Almada: o projeto de João de Almada e Melo para a modernização urbanística da cidade do Porto.
Visualização de alguns exemplos: Tribunal da Relação e Cadeia, Eugénio dos Santos e Carvalho; Hospital de Santo António, John Carr; Capela de Nossa Senhora do Ó (desaparecida), at. John Whitehead; Casa da Feitoria, John Whitehead; Palácio das Carrancas (família Morais e Castro), at. Joaquim da Costa Lima Sampaio; Real Academia de Marinha e Comércio, José da Costa Silva e Carlos Amarante.
Neoclassicismo, Pombalismo e natureza romântica do Neoclassicismo
19 Setembro 2023, 09:30 • Clara Moura Soares
Neoclassicismo e Pombalismo: definições.
Ensino Artístico: Aula
Pública de Debuxo e Desenho do Porto (depois Academia Real de Marinha
e Comércio); Aula Pública de Desenho de Lisboa; Aulas de Desenho e
de Pintura da Casa Pia de Lisboa; Academia da Ajuda; Academia Portuguesa de
Belas Artes em Roma.
O papel dos
artistas estrangeiros em Portugal. Primeira publicação periódica
direcionada para assuntos artísticos: o Jornal de Bellas
Artes, ou Mnemósine Lusitana, relação patriótica (1816-1817) de Pedro
Alexandre Cravoé.
Algumas fontes coevas de referência: Discurso sobre as
utilidades do desenho (J. Machado de Castro, 1788); Discurso Feito na Abertura
da Academia de Desenho e Pintura da Cidade do Porto (Vieira Portuense, 1803);
Regras da Arte da Pintura (José da Cunha Taborda, 1815); O retrato de Vénus de
Almeida Garrett (1821).
Programa e bibliografia
14 Setembro 2023, 09:30 • Clara Moura Soares
Apresentação detalhada do programa e da bibliografia selecionada para a UC. Foi enviado, previamente, para os alunos um documento com os conteúdos mencionados, através dos contatos do Fénix, por link WeTranfer.
Esclarecimentos sobre a estrutura do trabalho da UC. Breve abordagem às normas bibliográficas.
Sugestão de leitura do artigo de Vitor Serrão "Esta capacidade de saber ver arte" (2020). https://comunidadeculturaearte.com/esta-capacidade-de-saber-ver-arte/
Apresentação
12 Setembro 2023, 09:30 • Clara Moura Soares
Apresentação do modus operandi da UC. Explicação dos critérios e meios de
avaliação e estabelecimento do calendário para a sua realização. A avaliação
consistirá em:
- 1 trabalho escrito de
pesquisa e análise, realizado individualmente, com extensão
máxima de 2.000 palavras (excluindo folha de rosto, bibliografia e imagens) sobre uma obra de arte à escolha (pintura, escultura,
arquitetura, artes decorativas), situada dentro da cronologia do programa da
UC. O trabalho terá que ser entregue até dia 12 de outubro. O tema a
desenvolver terá que ser previamente aprovado pela docente. Este trabalho
contribui para 20% da
avaliação final da UC.
- 2 testes escritos, sem consulta, presenciais, a
realizar em 2 chamadas nos dias 31 de outubro (1ª chamada) ou 2 de
novembro (2ª chamada) e a 12 de dezembro (1ª chamada) ou 14 de dezembro (2ª chamada). Cada teste tem um peso de 40% na
avaliação.
Estabeleceu-se que o horário de atendimento aos alunos será
realizado, preferencialmente via Zoom, às 6ªs f., entre as 10.00 e as 11.00h. Para
o efeito, é requerido agendamento do mesmo.
Foi facultado o email para contacto com a
docente: csoares1@campus.ul.pt