Sumários

Valorização da História: a descoberta do 'Mundo Clássico'

8 Outubro 2020, 17:00 Maria João Quintas Lopes Baptista Neto

Valorização da História: a descoberta do 'Mundo Clássico'

O século XVIII em breve contexto: 

O Iluminismo e a valorização da História; o 'mundo antigo'; valorização através da imagem. As descobertas arqueológicas. A emergência de um novo gosto. 


Apresentação do programa e objetivos da unidade curricular Definição e calendarização da avaliação

1 Outubro 2020, 17:00 Maria João Quintas Lopes Baptista Neto

  • Principais conteúdos programáticos:
    Razão e Sentimento: o Neoclassicismo e o Romantismo (1750-1850). A Arte da segunda metade do Século XIX: A Pintura Naturalista e Realista – Abertura ao movimento impressionista. O Impressionismo. O Simbolismo. A Escultura de Auguste Rodin: manifesto contra a arte oficial. Arte e Indústria. A Arte Nova. Os processos científicos na pintura. Neo-impressionismo. Pós-Impressionismo: Cézanne, Van Gogh e Gauguin.

  • Objetivos:
    Análise dos principais movimentos artísticos do século XIX, entre a Revolução Francesa e emergência da Belle Époque. A descoberta e o tratamento da natureza, a relação entre arte e indústria, a contenda entre o sensorial e o onírico e o racional e o progresso científico; as novas realidades sociais e a missão do artista.

  • Avaliação:
    Um teste escritos com consulta - 2 de novembro e um comentário crítico10 de dezembro (peso de 45% cada elemento na avaliação final).

  • Participação nas aulas através de exercícios de análise das obras de arte (10% na avaliação final)

  • Atendimento aos alunos:
    Via zoom, 16H, quintas-feiras, mediante marcação prévia.