Sumários
O Neoclassicismo: principais características na arquitetura, artes visuais e artes decorativas
27 Setembro 2022, 11:00 • Maria João Quintas Lopes Baptista Neto
- A imitação do ‘antigo’
- O ensino académico
- Os ‘Salões’
- Teoria da arte
- Tratadística
Revoluções e a interrogação sobre as raízes da civilização europeia
22 Setembro 2022, 11:00 • Maria João Quintas Lopes Baptista Neto
Revolução Francesa (1789-1799).
Revolução Industrial.
-Uma Europa em profunda transformação.
-Qual a origem da civilização europeia?
Greco-Latina.
Cristianismo.
Valorização da História: a ‘descoberta’ do mundo clássico
20 Setembro 2022, 11:00 • Maria João Quintas Lopes Baptista Neto
O Iluminismo.
- Valorização da História.
- A Antiguidade Clássica.
- Valorização pela imagem.
- Descobertas arqueológicas.
- A emergência de um novo gosto.
Apresentação sumárias dos principais conteúdos programáticos da UC
15 Setembro 2022, 11:00 • Maria João Quintas Lopes Baptista Neto
- Classicismo e Romantismo: a Europa depois das revoluções (Francesa e Industrial).
- O Sentimento e o Nacionalismo: Revivalismo e Ecletismos.
- A pintura de Delacroix, Géricault e Friedrich; Os Nazarenos e os Pré-Rafaelitas. A Separação dos campos artísticos e a cisão artista / público: a reação contra o academismo.
- A Revolução Industrial e a Arquitetura do Ferro.
- A pintura Naturalista e Realista: abertura ao movimento impressionista. Edouard Manet e a “Pintura dos Salons”.
- Claude Monet e as experiências do Impressionismo.
- Os processos científicos na pintura: o neo-impressionismo.
- A reação do simbolismo.
- A escultura entre a tradição clássica e a modernidade: de Rude a Rodin.
- Arte Nova, “Modern Style”, “Art Nouveau”: as variantes das diferentes “escolas” ou a tentativa de conciliação entre a arte a indústria.
- Abertura das principais vias da pintura do séc. XX: Paul Cezánne, Vincent Van Gogh, Paul Gauguin.
Apresentação dos objetivos da UC e definição da avaliação
13 Setembro 2022, 11:00 • Maria João Quintas Lopes Baptista Neto
- Objetivos:
Análise dos principais movimentos artísticos do século XIX, entre a Revolução Francesa e emergência da Belle Époque. A descoberta e o tratamento da natureza, a relação entre arte e indústria, a contenda entre o sensorial e o onírico e o racional e o progresso científico; as novas realidades sociais e a missão do artista. - Avaliação:
Dois testes escritos com consulta (duas chamadas): 1º Teste - 1ª chamada 18 de outubro, 2ª chamada 20 de outubro; 2º Teste - 1ª chamada 13 de dezembro, 2ª chamada 15 de dezembro (peso de 45% cada elemento na avaliação final). - Participação nas aulas através de exercícios de análise das obras de arte (10% na avaliação final)
- Atendimento aos alunos:
12H, sextas-feiras, mediante marcação prévia.