Sumários

Arte neobabilónia e elamita

16 Maio 2016, 14:00 Luís Manuel de Araújo

A produção artística do Elão e as influências mesopotâmicas.

A Época Caldaica: a nova Babilónia de Nabucodonosor.

A arquitetura e o urbanismo piedoso de Babilónia. As fortificações.

Apogeu da zigurate: a torre de Etemenanki, «Casa da Criação do Céu e da Terra», e a torre de Esaguila, «Casa da Elevação Suprema». A Porta de Istar (Museu de Berlim).

Continuidade dos kudurrus (Mardukapalidin). O baixo-relevo esmaltado.


A Época Assíria: escultura e artes decorativas

12 Maio 2016, 14:00 Luís Manuel de Araújo

A escultura assíria: baixo-relevo na pedra (palácios reais) e no bronze (portas de Balauat e do templo da festa do Ano Novo em Assur). 

Exemplos sugestivos de uma arte animalista e o gosto pelo miniaturismo.

Artes decorativas: os marfins, a glíptica e o vidrado. As influências da Síria do Norte.


A Época Assíria: antecedentes e arquitetura

9 Maio 2016, 14:00 Luís Manuel de Araújo

A arte da Assíria: a selvajaria, o requinte e o desenvolvimento da herança cultural dos Sumérios, Acádios e Babilónios.

A Assíria do II milénio e a Assíria do I milénio. O apogeu imperiel neo-assírio e os seus reflexos na arte.

A arquitetura: os palácios de Kalakh (Nimrud), de Khorsabad (Dur Charrukin) e de Nínive. 

Fortalezas e templos (a Assur) em Assur e Nínive.


A Época Babilónica

5 Maio 2016, 14:00 Luís Manuel de Araújo

O apogeu político hamurábico (a famosa estela do «Código de Hammurabi») e a débil produção artística.

As seduções de Mari, no Médio Eufrates: a arquitetura palaciana e religiosa (a zigurate de Mari) e as fortificações. Síntese marítica do hieratismo sumério e do naturalismo semita.

A Babilónia cassita: kudurrus e estagnação. Na arquitetura: a grande zigurate de Akarkuf (Dur Kurigalzu).



Arte sumero-acádia

2 Maio 2016, 14:00 Luís Manuel de Araújo

A arte semitizada e sumerizante de Akad: de Sargão a Naramsin.

A nova conceção da distribuição espacial nas estelas acádias e a nova conceção retratista.

A glíptica: obras-primas em cilindros-selos e sinetes.

Ur e a «renascença suméria»: o apogeu da III dinastia (Ur III).

A arquitetura: a grande zigurate de Ur, capital do Império.

A escultura: o apogeu de Lagach. A estatuária do patesi Gudea, piedoso mecenas e construtor.