PROGRAMA

1. O contexto arqueológico da arte pré-histórica.

2. A imagética dos caçadores-recolectores do Paleolítico Superior

2.1. As descobertas da arte paleolítica.

2.2. A repartição geográfica da arte paleolítica

2.5. As outras artes: som, luz e música no Paleolítico.

2.6. A figura humana no âmbito da arte paleolítica.

2.7. Principais modelos interpretativos da arte paleolítica.

2.8. O fim da arte glaciária.

3. A arte dos caçadores recolectores pós-glaciários

3.1. A arte dos caçadores do Ártico

3.2. A arte rupestre na Sibéria e na Coreia

4. Diversidade e complexificação da arte pós-paleolítica europeia

4.1. Ciclos artísticos da Península Ibérica: arte macro-esquemática, arte levantina e arte esquemática

4.2. Arte esquemática em Portugal: gravuras e pinturas

4.3. A arte rupestre da região alpina.

4.4. A arte rupestre dos agricultores da Escandinávia

4.5. A arte megalítica

4.6. A arte Atlântica – complexo artístico do Noroeste Peninsular

4.7. A arte da Idade do Ferro

BIBLIOGRAFIA

ALVES, L. B. (2003) – The movement of signs. Post-glacial rock art in north-western Iberia, Reading: Universidade de Reading, Departamento de Arqueologia, 2 vols,(Diss. de doutoramento, pol.).

BAHN, P. (2016), Images of Ice Age, Oxford University Press.

BAPTISTA, A. M. (2009), O Paradigma Perdido. O Vale do Côa e a Arte Paleolítica de Ar Livre em Portugal, Ed. Afrontamento, Porto

COOK, J. (2013), Ice Age art. The arrival of the modern mind, The British Museum Press, London.

GOMES, M. A. S. V. (2010), Arte Rupestre do vale do Tejo. Um ciclo artístico-cultural pré e proto-histórico, Diss. de Doutoramento, FCSH UNL.

HERNÁNDEZ PÉREZ, M., SEGURA MARTÍ, J., coord. (2002) – La Sarga. Arte rupestre y território, Ediciones del Museu de Alcoi, Caja de Ahorros del Mediterráneo, Alcoy.

LEE, S. (2011), Chasseures de baleines. La frise de Bangudae. Corée du Sud, Éditions Errance, Paris.

LORBLANCHET, M. (2009), As Origens da Arte, Cadernos do Côa 04, Côa Museu, IGESPAR.

LORBLANCHET, Michel; BAHN, Paul (1993) – Rock Art Studies: the post-stylistic era or, Where do we go from here?, Oxbow Monograph, 35, Oxford, 215p.

MARTINS, A. (2016) - Abrigos de Arte Esquemática Pintada do Centro de Portugal: mundo simbólico e antropização da paisagem. Lisboa: Associação dos Arqueológos Portugueses (Monografias AAP, 3)

MOHEN, J.-P. (2002), Prehistoric Art. The Mythical Birth of Humanity, Éd. Pierre Terrail, Paris.

MOURE ROMANILLO, Alfonso (1999) - Arqueología del Arte Prehistórico en la Península Ibérica, Arqueologia Prehistórica, 3, Madrid: Editorial Sintesis, 207 p.

RENFREW, C. (2003), Figuring It Out. What are we? Where do we come from? The parallel visions of artists and archaeologists, Thames & Hudson, Londres.

SANCHIDRIÁN TORTI, José (2001) - Manual de arte prehistórico, Barcelona: Ariel Prehistoria, 549 p.

WHITE, R. (2003), The symbolic journey of human kind, Harry N. Abrams, N. York.