Sumários
Paradigma de leitura: Amor
22 Fevereiro 2019, 12:00 • Diana Vieira de Campos Almeida
Análise de
The Embrace (1917), de Egon Schiele. Exercício de escrita individual e
feedback de um colega — descrição de uma obra de arte. Escrita individual de um breve comentário analítico.
De Botton, Alain e John Armstrong. “Love”,
Art as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 93-121.
ESchieleThe Art Story
https://www.youtube.com/watch?v=0iDr2netauc
O que é, para que serve e como funciona a arte?
20 Fevereiro 2019, 12:00 • Diana Vieira de Campos Almeida
Análise de diversas obras segundo os sete parâmetros propostos por ABotton e AArmstrong no capítulo "Methodology", de
Art as Therapy: Memória (PIcasso,
Guernica); Esperança (HMatisse,
La Danse); Luto (LBourgeois,
Cell, Arch of Hysteria); Reequilíbrio (VVan Gogh,
Bedroom in Arles); Auto-conhecimento (Bill Viola,
Surrender); Crescimento (HAlmeida,
Seduzir); Gratidão (KSmith,
Earth).
De Botton, Alain e John Armstrong. “Methodology”,
Art as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 7-91.
Modernidade e pós-modernidade: enquadramentos teóricos
15 Fevereiro 2019, 12:00 • Diana Vieira de Campos Almeida
Barrett, Terry. “Theory and Art Criticism”, Criticizing Art: Understanding the Contemporary, McGraw Hill, 2000, pp. 29-62.
Koons, Jeff. Série "Made in Heaven", 1990.
www.jeffkoons.com/artwork/made-in-heaven
www.theartstory.org/artist-koons-jeff.htm
Rothko, Mark. U ntitled (Violet, Black, Orange, Yellow on White and Red), 1949.
https://www.guggenheim.org/artwork/3533
www.theartstory.org/artist-rothko-mark.htm
Como se lê arte?
13 Fevereiro 2019, 12:00 • Diana Vieira de Campos Almeida
A partir dos exemplos de crítica de arte fornecidos no capítulo “Describing Art”, de
Criticizing Art: Understanding the Contemporary, da autoria de TBarrett, os alunos desenvolveram hipóteses de leitura para
Roots e
The Two Fridas, de FKahlo, em diálogo com
Untitled (We Won't Play Nature to Your Culture) e
Untitled (Your Body Is a Battleground), de BKruger.
Barrett, Terry. “Describing Art”,
Criticizing Art: Understanding the Contemporary, McGraw Hill, 2000, pp. 63-86.
Kahlo, Frida.
The Two Fridas, 1939 e
Roots, 1943.
www.fridakahlo.org/the-two-fridas.jsp#prettyPhoto[image1]/0/
www.fridakahlo.org/roots.jsp
www.theartstory.org/artist-kahlo-frida.htmKruger, Barbara. Untitled (We Won't Play Nature to Your Culture), 1983 e Untitled (Your Body Is a Battleground), 1989.
Como se lê arte
8 Fevereiro 2019, 12:00 • Diana Vieira de Campos Almeida
https://www.tate.org.uk/art/artworks/hamilton-just-what-is-it-that-makes-todays-homes-so-different-p11358https://www.theartstory.org/artist-hamilton-richard.htm
Warhol, Andy. The Last Supper, 1986.
http://pastexhibitions.guggenheim.org/warhol/
https://www.theartstory.org/artist-warhol-andy.htm