Sumários

Paradigma de leitura: Amor

22 Fevereiro 2019, 12:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Análise de The Embrace (1917), de Egon Schiele. Exercício de escrita individual e feedback de um colega — descrição de uma obra de arte.  Escrita individual de um breve comentário analítico.

De Botton, Alain e John Armstrong. “Love”, Art as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 93-121.

ESchieleThe Art Story

https://www.theartstory.org/artist-schiele-egon.htm

Klaus Albrecht Schröder, Albertina Museum's Director
https://www.youtube.com/watch?v=0iDr2netauc


O que é, para que serve e como funciona a arte?

20 Fevereiro 2019, 12:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Análise de diversas obras segundo os sete parâmetros propostos por ABotton e AArmstrong no capítulo "Methodology", de Art as Therapy: Memória (PIcasso, Guernica); Esperança (HMatisse,  La Danse); Luto (LBourgeois, Cell, Arch of Hysteria); Reequilíbrio (VVan Gogh, Bedroom in Arles);  Auto-conhecimento (Bill Viola, Surrender); Crescimento (HAlmeida, Seduzir); Gratidão (KSmith, Earth).

De Botton, Alain e John Armstrong. “Methodology”, Art as Therapy, Phaidon, The School of Life, 2018, pp. 7-91.


Modernidade e pós-modernidade: enquadramentos teóricos

15 Fevereiro 2019, 12:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Resumo das ideias-chave do capítulo “Theory and Art Criticism” de TBarrett e preparação de um esquema em grupo para uma apresentação oral seguida de discussão. Análise de U ntitled (Violet, Black, Orange, Yellow on White and Red), de MRothko e da série "Made in Heaven", como exemplo da abordagem modernista e pós-modernista.

Barrett, Terry. “Theory and Art Criticism”, Criticizing Art: Understanding the Contemporary, McGraw Hill, 2000, pp. 29-62.

Koons, Jeff. Série "Made in Heaven", 1990.
www.jeffkoons.com/artwork/made-in-heaven
www.theartstory.org/artist-koons-jeff.htm

Rothko, Mark. U ntitled (Violet, Black, Orange, Yellow on White and Red), 1949.
https://www.guggenheim.org/artwork/3533
www.theartstory.org/artist-rothko-mark.htm




Como se lê arte?

13 Fevereiro 2019, 12:00 Diana Vieira de Campos Almeida

A partir dos exemplos de crítica de arte fornecidos no capítulo “Describing Art”, de Criticizing Art: Understanding the Contemporary, da autoria de TBarrett, os alunos desenvolveram hipóteses de leitura para Roots e The Two Fridas, de FKahlo, em diálogo com Untitled (We Won't Play Nature to Your Culture) e Untitled (Your Body Is a Battleground), de BKruger.

Barrett, Terry. “Describing Art”, Criticizing Art: Understanding the Contemporary, McGraw Hill, 2000, pp. 63-86.

Kahlo, Frida. The Two Fridas, 1939 e Roots, 1943.

www.fridakahlo.org/the-two-fridas.jsp#prettyPhoto[image1]/0/

www.fridakahlo.org/roots.jsp

www.theartstory.org/artist-kahlo-frida.htm


Kruger, Barbara. Untitled (We Won't Play Nature to Your Culture), 1983 e Untitled (Your Body Is a Battleground), 1989.
www.barbarakruger.com/index.php
www.theartstory.org/artist-kruger-barbara.


Como se lê arte

8 Fevereiro 2019, 12:00 Diana Vieira de Campos Almeida

Discussão do capítulo "Reading Art", de DArnold, em diálogo com Just What Is it that Makes Today's Homes so Different, so Appealing?, de RHamilton ( free writing sobre a imagem) e The Last Supper, de AWarhol.

Alteração da data do teste e do ensaio — 13 de março teste escrito presencial; 10 abril entrega do ensaio. Os alunos foram incentivados a marcar sessões de tutoria individuais para a preparação do ensaio.


Arnold, Dana. “Reading Art”, Art History, A Very Short Introduction, Oxford, pp. 90-104.

Hamilton, Richard, Just What Is it that Makes Today's Homes so Different, so Appealing?, 1956.
https://www.tate.org.uk/art/artworks/hamilton-just-what-is-it-that-makes-todays-homes-so-different-p11358https://www.theartstory.org/artist-hamilton-richard.htm

Warhol, Andy. The Last Supper, 1986.

http://pastexhibitions.guggenheim.org/warhol/

https://www.theartstory.org/artist-warhol-andy.htm