O Programa aborda a prática do “teatro no teatro” em algumas obras de referência do teatro europeu. O estudo dos textos seleccionados tem em vista, em primeiro lugar, a elucidação das formas que estruturam o “teatro no teatro” e os modelos de concretização mais significativos deste procedimento dramático. Em segundo lugar, o estudo orienta-se para uma dimensão mais analítica visando,sucessivamente, a exploração dos nexos lógicos entre os dois níveis de representação, as funções dominantes do “teatro no teatro”, os sentidos e as significações de maior efeito, e incide ainda sobre nexos e modos de relacionamento entre "teatro no teatro" e procedimentos metateatrais em alguns dos textos seleccionados. Por último, procurar-se-á esclarecer os diversos tipos de relações que os casos estudados estabelecem quer com os respectivos contextos sócio-históricos, culturais e teatrais, quer com os seus paradigmas dramatúrgicos.
As aulas seguem o modelo teórico-prático, a partir de um critério de base uniforme. Em cada tópico, o docente expõe o essencial das questões directa e indirectamente nele implicadas e distribui a bibliografia necessária, comentada e seriada por ordem de interesse. Os estudantes intervêm apoiados nas leituras, nos resultados da sua reflexão e dos conhecimentos adquiridos. As intervenções orais e os trabalhos escritos procuram optimizar a relação entre a aprendizagem, a destreza e grau de elaboração da sua exposição oral e escrita.
Bibliografia (selecção)
Shakespeare, Hamlet; Corneille, L’illusion comique; Molière, L’impromtu de Versailles; Pirandello, Sei personaggi in cerca d'autore