Sumários

Apresentação de Turner e Blake

17 Outubro 2017, 08:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

A importância da pintura de Joseph Mallord William Turner. Da paisagem histórica ao sensacionalismo na pintura - a resposta criativa de Turner.

William Blake. Visionarismo e a ambição da pintura histórica. O caso de Songs of Innocence and Songs of Experience (a concluir).


Joshua Reynolds e John Constable

12 Outubro 2017, 08:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

O "grand portrait" na segunda metade do séc. XVIII na Grã-Bretanha. 

Joshua Reynolds - vida e obra. O retrato como género maior. A inspiração nos modelos do passado clássico: alguns exemplos. Retratos masculinos e femininos.
A fundação da Royal Academy e sua função. O papel de Reynolds na Royal Academy.
John Constable - vida e obra. A paisagem como género a recuperar. As novidades introduzidas por Constable e seu alinhamento com o programa estético do Romantismo: elogio da "vida humilde e rústica". A influência da ciência empírica: estudos atmosféricos.


Autonomização do campo artístico e o séc. XVIII

10 Outubro 2017, 08:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Autonomização do campo artístico - as injunções do poder e a resposta dos artistas, segundo Pierre Bourdieu. A arte pura ou a tendência para a depuração de cada uma das artes. A exclusão do olhar "profano". A importância da "griffe". O peso crescente da crítica como instância de consagração e de descodificação. 

Thomas Gainsborough - vida e obra. Da paisagem ao retrato.


Autonomização do campo artístico

3 Outubro 2017, 08:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

A Autonomização do Campo Artístico (Pierre Bourdieu). Do romantismo aos esteticismo e modernismo.

Uma lógica económica às avessas. Obras de ciclo curto e obras de ciclo longo. Diferença entre capital material e capital simbólico.


A sociologia da Estética Moderna

28 Setembro 2017, 08:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Ainda a Sociologia da Estética Moderna e as origens do seu vocabulário específico: teologia e metafísica.

Dispositivos sociais para viabilizar a acessibilidade dos bens culturais nas diversas artes.