Objectivos:

Este curso tem como objectivo principal analisar a natureza da obra de arte, mostrando os pontos de identidade e de diferença entre as práticas artísticas e o conhecimento científico. Desde o fim do Romantismo, Ciência e Arte seguiram caminhos separados, implicando preocupações e metodologias diferentes. Mas, apesar desta separação, é possível surpreender zonas híbridas onde os caminhos se entrelaçam. 

 

Tópicos:

1. Ciência e arte: pontos de cruzamento.

2. O que é a arte? (representação, expressão e forma). 

3. O que é a ciência? (princípios de experimentação e de falsificação; paradigmas). 

4. A ficção científica especulativa: análise de obras artísticas (2001; Solaris; Blade Runner, Inception, Never Let Me Go, entre outras).

5. Ciência, arte e tecnologia.

 

Bibliografia:

1. Nigel Warburton. The Art Question (London/New York: Routledge, 2003). * 

2. Samir Okasha, Philosophy of Science (Oxford: Oxford University Press, 2016).

3. Noël Carroll. Philosophy of Art (London/New York: Routledge, 1999). *

4. David Seed. Science Fiction (Oxford: Oxford University Press, 2011).

5. Dana Arnold. Art History (Oxford: Oxford University Press, 2004).

 

* traduções portuguesas

 

Avaliação:

1. ensaio e teste escrito OU dois testes escritos; 2. participação na actividade lectiva.  

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