Cinema Africano (1ºCiclo)
Docente: Ana Mafalda Leite
Objectivos e Programa
A disciplina tem com objectivo reflectir sobre o que é o cinema africano, como nasceu e se desenvolveu, a partir das independências.
Além de uma introdução ao cinema em África nos diferentes contextos em que emergiu, como o francófono, anglófono e lusófono, antes e depois das independências, serão fornecidos exemplos que irão permitir perceber questões como a descolonização do olhar, considerando o contexto colonial e as representações de África e dos africanos.
Serão estudados diferentes temas e propostas do cinema africano desde a década de 60 à actualidade através de diferenciados exemplos que deverão permitir aos alunos uma percepção do desenvolvimento do cinema africano no quadro de uma pós-colonialidade que se debate entre tradição, autenticidade e modernidade.
Metodologia e Avaliação
As aulas têm uma componente teórico-prática, em que se visualizam filmes e documentários e se discutem os textos teóricos e bibliográficos fornecidos antecipadamente.
Os textos de apoio reúnem artigos e ensaios que contextualizam e problematizam os tópicos teóricos e histórico-temáticos da disciplina.
A avaliação, sendo contínua, de aula para aula, consiste em termos práticos na realização de um exercício escrito, de uma ou duas intervenções orais investigação prévia e exercício crítico-analítico.
Bibliografia Básica
Bamba, Mahomed e Alessandra Meleiro (Orgs). Filmes da África e da diáspora objetos de discursos. Salvador: EDUFBA, 2012.
Diawara, M. e L. Diakhaté. Cinema Africano - Novas Formas Estéticas e Políticas. Lisboa: Sextante, 2011.
Harrow, Kenneth W.." Cinema Africano: perturbando a ordem (cinemática mundial)". Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 10, vol 5, nº2, (Julho 2016): 1-29.
Meleiro, Alessandra(org).Cinema no Mundo: Indústria, Política e Mercado- África.São Paulo: Escrituras Editora, 2007.
Overhoff, Carolin (org). África: um continente no cinema. São Paulo: Editora Unifesp, 2014.