Sumários
Terminologia básica do cinema
30 Setembro 2016, 12:00 • Luísa Afonso Soares
Introdução à terminologia do cinema, com apresentação detalhada de Mise-en-scéne/ Setting, enquadramento e plano, Cena e sequência; montagem/edição, Som.Género/Genre.
Contextualização historico-cultural
28 Setembro 2016, 12:00 • Luísa Afonso Soares
Breve história política, social e cultural da Alemanha Sec.XX/XXI a partir da sinopse integrada na Antologia da cadeira.: da Alemanha imperial à constituição das duas Alemanhas em 1949.
Introdução à Cultura Aemã. Informação sobre avaliação
23 Setembro 2016, 12:00 • Luísa Afonso Soares
Introdução aos pilares e temas da Cultura de expressão Alemã em torno da viragem do séculos XIX/XX, com especial ênfase no colapso do Império e as suas consequências e o diálogo inter-artes.
Elementos de avaliação obrigatórios:
1 comentário síntese sobre um dos textos da Antologia
1 trabalho de análise de um filme visionado em aula
1 teste presencial a realizar em 4 de Janeiro de 2017, à 12h.
Apresentação do programa
21 Setembro 2016, 12:00 • Luísa Afonso Soares
Apresentação detalhada do programa, distribuído a todos os alunos, e métodos de avaliação
5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O trabalho em torno do texto fílmico e das suas condições de produção, distribuição e recepção tem como objectivo a aquisição de competências que permitam um entendimento das especificidades históricas, estéticas, culturais e ideológicas da cinematografia alemã.
6.Conteúdos programáticos
Este programa tem como pilares os momentos mais relevantes da História alemã dos séculos XX/XXI, para a partir daí reconstruir algumas das grandes linhas da cultura fílmica alemã, a seguir apresentadas:
1. República de Weimar: o cinema transformado em arte
1.1. A estética expressionista
1.2. A “Nova Objectividade”
2. “Mobilizar emoções, imobilizar espíritos” - o poder das imagens no III Reich
3. Pós-guerra - duas nações, duas culturas?
3.1. O “novo cinema alemão” renascido dos escombros.
3.2. Realismo socialista e ortodoxia estética.
4. Desestabilização da(s) identidade(s): a multiculturalidade e a reunificação.
5. A representação obsessiva do trabalho de memória
8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
As aulas são teórico-práticas, com uma componente expositiva e uma componente de discussão e participação dos estudantes. Privilegiam-se estratégias que envolvem a discussão orientada de textos e filmes inscritos nos tópicos do programa, o debate de temas e a apresentação de trabalhos.
A unidade curricular funciona em regime de avaliação contínua, de acordo com o Regime Geral de Avaliação da FLUL.A classificação final resulta da média ponderada de três elementos obrigatórios: dois exercícios escritos presenciais (60%) e um trabalho oral com discussão final (30%). É também valorizada a participação activa dos estudantes nas aulas (10%).