Programa em Estudos de Teatro | FLUL – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | 2021/2022
1.Nome da unidade curricular
Crítica das Artes Performativas
2.Ciclo de estudos
3.º
Língua de ensino | Language of instruction
Português (English, if necessary)
3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)
Rui Manuel Pina Coelho (3 horas/semana) - – 06 ECTS
4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular
---
5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Problematizar a análise crítica das artes performativas, tendo em conta as práticas cénicas contemporâneas e o lugar que crítica hoje ocupa.
Questionar a critica de artes performativas na actualidade, tendo em conta a sua função, missão e história.
Comparar e justapor diferentes práticas críticas, tendo em conta o seu contexto geográfico e a sua tradição cultural, para discutir o papel da crítica das artes performativas no século XXI.
Produzir um discurso articulado sobre um espectáculo de teatro, tendo em conta o seu discurso cultural, estética, estilo e forma.
5.Learning outcomes of the curricular unit
To problematize critical performance analysis, considering contemporary theatrical practices.
To question contemporary performing arts criticism, considering its function, mission, and history.
To compare and juxtapose different critical practices, considering its geographical context and its cultural tradition to discuss the role of performing arts criticism in twentieth century.
To produce an articulate critical discourse on performing arts, considering its cultural discourse, aesthetics, style, and form.
6.Conteúdos programáticos
1. Tópicos para uma discussão em torno da Crítica de Artes Performativas: a história da crítica de artes performativas; a paisagem actual da crítica de artes performativas no plano internacional; a crítica de teatro no século XXI; Avaliar e/ou Interpretar; a alegada crise dos media; a crítica de artes performativas e a esfera pública.
2. Laboratório de análise de espectáculos: Questões de metodologia e instrumentos de análise: a herança da semiótica na crítica de artes performativas e a abordagem fenomenológica. A viragem performativa e as suas consequências.
6.Syllabus
1. Topics for a discussion on performing arts criticism. The history of criticism in performing arts; contemporary landscape of international performing arts criticism; Performing arts criticism in the twentieth century; Evaluation or Interpretation; a crisis in the media; performing arts criticism and the Public Sphere.
2. Introduction to performance analysis. The heritage of semiotics and the phenomenological attitude. The performance turn and its consequences.
7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Para interpelarmos criticamente a crítica das artes performativas, tendo em conta as funções, papéis e importâncias relativas que foi tendo em diferentes contextos geográficos e temporais, é necessário inscrevê-la na esfera pública e atentar nas relações sociais e culturais que o discurso sobre espectáculos mobiliza. Os tópicos em discussão possibilitarão colocar em confronto diferentes práticas críticas, em diferentes contextos geográficos, sociais e culturais e, desse modo, melhor questionar as práticas críticas na contemporaneidade. Estas práticas são frequentemente marcadas pela maneira como o discurso crítico foi respondendo à introdução de novos suportes tecnológicos e aos desvios e cruzamentos com outras formas e disciplinas artísticas, produzindo novos paradigmas e alterando o cânone teatral. Este questionamento e problematização possibilitarão a produção de análises a espectáculos com instrumentos capazes de interpelar criticamente as práticas cénicas contemporâneas.
7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives
To dialogue critically with contemporary criticism, considering the functions and the roles it had historically and in several geographical contexts, it is necessary to inscribe criticism in the Public Sphere and to consider the social and cultural relations mobilized. The topics in discussion will permit to place under discussion different contemporaneity critical practices. These practices are frequently determined by the way the critical speech responds to the introduction of new technology and to the crossings with other art forms and artistic disciplines, producing new paradigms and changing theatrical canon. This questioning and this problematization will permit to produce performance analysis with instruments capable to critically dialogue with contemporary performing arts.
8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
A metodologia de ensino nesta UC prevê uma articulação entre uma componente teórica leccionada em aulas de debate dos tópicos textos de apoio lidos, e uma componente aplicada, constituída pelo visionamento de espectáculos (semanalmente, ao vivo ou em registo gravado). Os espectáculos analisados servirão de suporte à produção escrita de textos críticos.
Avaliação contínua: assiduidade, participação activa nas aulas (leitura, reflexão e debate de textos fundamentais para a área disciplinar) (30%). Redacção de sete textos críticos sobre espectáculos (10% cada). Os alunos deverão assistir a, no mínimo, sete espectáculos durante o semestre. Sempre que o interesse e a pertinência o justifiquem, as aulas serão complementadas com idas pontuais a outros eventos relacionados com o presente programa (colóquios, palestras, encontros, etc.).
8.Teaching methodologies (including evaluation)
The teaching method in this UC articulates a theoretical component lectured in debate sessions about the topics and an applied component, mainly by attending performing arts events. The performances seen (on weekly basis) will be the target of the writing of critical texts, aiming to capacitate the student for a personal, structured and organized reading.
Continuous assessment: assiduity, active participation in classes (reading, reflecting, and debating on fundamental texts for the UC) (30%). Seven theatre reviews (10% each). Students should attend, at least, seven performances during the semester. Every time interest and pertinence justify it, classes will be complemented with exhibitions, seminars, congresses, etc.
9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
A crítica de artes performativas enfrenta hoje novos desafios e responde a novas necessidades. O trabalho a desenvolver nesta UC baseia-se essencialmente no visionamento e na análise de espectáculos de teatro ou de outras artes performativas. A discussão sobre cada um dos espectáculos servirá para exercitar os instrumentos específicos de análise, visando uma justa adequação aos espectáculos em questão, e para problematizar o lugar e função da crítica no pensamento contemporâneo. O discurso crítico produzido por cada aluno – autónomo e autoral – poderá ser enriquecido com a discussão inter-pares e pela escrita monitorizada, propiciando o aprofundamento e a espessura das análises.
9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes
Performing arts criticism is facing today new challenges and is responding to new needs. The work developed in this UC is based on the viewing and analysis of performances. Discussing each performance will exercise the specific instruments required to discuss each of the different elements of the scene, permitting to address each performance with the proper tools. The critical discourse produced by each student will be enriched by monitored writing, permitting a deepening of the contents discussed.
10.Bibliografia
BUTT, Gavin (Ed.), After Criticism: New Responses to Art and Performance. Oxford: Blackwell Publishing, 2005.
CAMPBELL, Patrick (ed.), Analysing Performance. Manchester: Manchester University Press, 1996.
COUNSELL, Colin e WOLF, Laurie, Performance Analysis. London / New York: Routledge, 2001.
EAGLETON, Terry, The Function of Criticism. London / New York: Verso, 2005.
FISCHER-LICHTE, Erika, The Transformative Power of Performance. London / New York: Routledge, 2008.
McDONALD, Rónán, The Death of the Critic. London: Continuum, 2007.
PAVIS, Patrice, A análise dos espectáculos. S. Paulo: Editora Perspectiva, 2003.
RADOSAVLJEVIC, Duska, Theatre Criticism: Changing Landscapes. London: Bloomsbury, 2016.
SMALL, Daniele Ávila, O crítico ignorante. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015.
CARROL, Nöel, On Criticism. London and New York: Routledge, 2009.
FISHER, Mark, How to Write about Theatre. A Manual for Critics, Students and Bloggers. London: Bloomsbury Methuen Drama, 2015.
WALLON, Emmanuel (dir.), Scènes de la Critique. Paris : Actes Sud- Papiers, 2015.
* para cada um dos pontos do programa haverá bibliografia específica.