Sumários

Crioulização - aspetos e conceitos centrais

27 Setembro 2024, 08:00 Tjerk Hagemeijer

- Apresentação das potencialidades do Atlas of Pidgin and Creole Language structures (APiCs), incluindo a audição de fragmentos de crioulos portugueses de diferentes regiões geográficas (e referência a outros crioulos com uma componente portuguesa).

- Vitalidade linguística de línguas crioulas e estatuto na sociedade.
- Breve apresentação dos crioulos portugueses no Atlântico.

Textos: Vellupilai 2015, cap. 2; Cardoso 2020.


Crioulização - aspetos e conceitos centrais

25 Setembro 2024, 08:00 Tjerk Hagemeijer

(Aula adaptada devido ao não funcionamento do equipamento informático)
- Caracterização genérica das línguas designadas 'crioulos' do ponto de vista da sua formação e problematização do conceito 'crioulo' à luz de duas hipóteses centrais, a pidginização prévia e o afastamento gradual da língua lexificadora, e a relação com os tipos exógeno e endógeno.
- A afiliação das línguas crioulas como descendentes da sua língua lexificadora, de acordo com o Método Comparativo, com exemplificação de cognatos e correspondências regulares.

Leituras: Vellupilai (2015, cap. 2).


Crioulização e contacto de línguas

20 Setembro 2024, 08:00 Tjerk Hagemeijer

- Enquadramento do fenómeno de crioulização na área do contacto de línguas: pressupostos para a existência de contacto, tipos de contacto de línguas (exs. alternância de códigos e crioulização) e resultados do contacto de línguas (manutenção, shift e formação de novas línguas).

- Crioulizaçao cultural e linguística.
- A origem histórica e evolução do termo 'crioulo'.

Leituras: Vellupilai (2015, cap. 2), Pereira 2006 (para ir lendo).


Apresentação do programa

18 Setembro 2024, 08:00 Tjerk Hagemeijer

Apresentação do programa, do cronograma das aulas (ver infra)e do funcionamento da unidade curricular. 


Objetivos
Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com o estudo das línguas crioulas de base lexical portuguesa, dotando-os de conceitos e ferramentas que lhes permita compreender e refletir sobre a crioulização linguística, nas suas vertentes diacrónica e sincrónica. Serão focados, por um lado, temas relacionados com o processo histórico de formação das línguas crioulas e com a sua tipologia sincrónica e, por outro, um conjunto de tópicos linguísticos sobre os diferentes módulos da gramática. No fim da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de (i) problematizar o conceito ‘crioulo’, (ii) compreender a constituição socio-histórica e linguística dos crioulos de base lexical portuguesa no Atlântico e na Ásia, (iii) identificar traços linguísticos e tipológicos com base em amostras de fragmentos de diferentes crioulos portugueses, e (iv) refletir sobre os desafios que estas línguas enfrentam em sociedades multilingues contemporâneas.

 

Avaliação

·         Dois testes escritos presenciais (50%+50%): 8 de novembro e 20 de dezembro de 2024.

 

Horário de atendimento

·         Quartas, 11-12h ou em outro horário a combinar, mediante marcação prévia (Gabinete C043, Centro de Linguística).

 

Página da unidade curricular:

·         Crioulos de Base Lexical Portuguesa, disponível na página de e-learning da UL.

 

Materiais:

·         Todos os materiais – textos para leitura, guiões das aulas, exercícios e outros – são disponibilizados na página da unidade curricular.

 

Bibliografia selecionada:

·         Cardoso, H. 2020. Contact and Portuguese-lexified creoles. In R. Hickey (ed.), The handbook of language contact, 2ª ed., 469-488. Hoboken, NJ: Wiley-Blackwell.

·         Ferraz, L. 1987. Portuguese creoles of West Africa and Asia. In G. Gilbert (ed.), Pidgin and creole languages: Essays in memory of John E. Reinecke, 337–360. Honolulu: University of Hawaii Press.

·         Michaelis, S., Maurer, Ph., Haspelmath, M., Huber, M. (eds.). 2013. The survey of pidgin and creole languages, Vol. II: Portuguese-based, Spanish-based and French-based languages. Oxford: Oxford University Press. APiCS Online - (apics-online.info)

·         Pereira, D. 2006. O essencial sobre crioulos de base portuguesaLisboa: Caminho.

·         Velupillai, V. 2015. Pidgins, creoles & mixed languages. An introduction. Amsterdam, Philadelphia: John Benjamins.

 

 

 

Cronograma das aulas (previsão)

 

Aula

Data

Sumário dos tópicos

1.                    

18/9

Apresentação do programa

2.                    

20/9

Introdução aos crioulos de base lexical portuguesa

- Panorama dos crioulos portugueses

- Questões e conceitos centrais

3.                    

25/9

4.                    

27/9

5.                    

2/10

6.                    

4/10

O pidgin afro-português

- Pidgins e pidginização

- A “Língua de Preto” / “Língua da Guiné”

7.                    

9/10

8.                    

11/10

9.                    

16/10

Crioulos da Alta Guiné

- Antecedentes sociohistóricos

- Especiação do protocrioulo da Alta Guiné

- Caracterização linguística

- Análise de fragmentos linguísticos

10.                

18/10

11.                

23/10

12.                

25/10

13.                

30/10

14.                

6/11

15.                

8/11

1º teste presencial escrito

16.                

13/11

Crioulos do Golfo da Guiné

- Antecedentes sociohistóricos

- Especiação do protocrioulo da Golfo da Guiné

- Caracterização linguística dos crioulos do Golfo da Guiné

- Análise de fragmentos linguísticos

17.                

15/11

18.                

20/11

19.                

22/11

20.                

27/11

21.                

29/11

22.                

4/12

Crioulos da Ásia

- Antecedentes sociohistóricos

- A hipótese do pidgin asiático e a difusão dos crioulos asiáticos

- Caracterização linguística dos crioulos da Ásia

- Análise de fragmentos linguísticos

23.                

6/12

24.                

11/12

25.                

13/12

26.                

18/12

27.                

20/12

2º teste presencial escrito

28.                

8/1

- Correção do 2º teste, avaliação, teste de recuperação (se aplicável).

29.                

10/1