Docente: Tjerk Hagemeijer
E-mail: tjerk@campus.ul.pt
Objetivos:
Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com o estudo das línguas crioulas de base lexical portuguesa, dotando-os de conceitos e ferramentas que lhes permita compreender e refletir sobre a crioulização linguística, nas suas vertentes diacrónica e sincrónica. Serão focados, por um lado, temas relacionados com o processo histórico de formação das línguas crioulas e com a sua tipologia sincrónica e, por outro, um conjunto de tópicos linguísticos sobre os diferentes módulos da gramática. No fim da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de (i) compreender a constituição socio-histórica e linguística dos crioulos de base lexical portuguesa no Atlântico e na Ásia, (ii) identificar traços linguísticos e tipológicos com base em amostras de fragmentos de diferentes crioulos portugueses, e (iii) refletir sobre os desafios que estas línguas enfrentam em sociedades multilingues contemporâneas.
Critérios de avaliação previstos:
- Dois testes teórico-práticos presenciais.
- Participação relevante nas aulas e realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre.
Referências selecionadas:
Arends, J. & Muysken, P. & Smith, N. 1994. Pidgins and creoles: An introduction. Amsterdam/ Philadelphia: John Benjamins.
Cardoso, H. 2020. Contact and Portuguese-lexified creoles. In R. Hickey (ed.), The handbook of language contact, 2ª ed., 469-488. Hoboken, NJ: Wiley-Blackwell.
Ferraz, L. 1987. Portuguese creoles of West Africa and Asia. In G. Gilbert (ed.), Pidgin and creole languages: Essays in memory of John E. Reinecke, 337–360. Honolulu: University of Hawaii Press.Michaelis, S, P. Maurer, M. Haspelmath & M. Huber (eds.). 2013. The survey of pidgin and creole languages, Vol. II: Portuguese-based, Spanish-based and French-based languages. Oxford: Oxford University Press.
Pereira, D. 2006. O essencial sobre crioulos de base portuguesa. Lisboa: Caminho.
Winford, D. 2003. An introduction to contact linguistics. Oxford: Blackwell.