Sumários

A absorção de padrões culturais chineses e a emergência de uma cultura aristocrata (II)

12 Março 2025, 09:30 Pedro Lage Reis Correia

A absorção de padrões culturais chineses e a emergência de uma cultura aristocrata (II). Os Três Reinos coreanos: Goguryeo, Baekje, Silla (57 a.C. - 668): O Confucionismo como referência ética no ordenamento político e social. O surgimento das primeiras elites eruditas e o nascimento de uma historiografia coreana. O impacto do Budismo nas práticas artísticas.


A absorção de padrões culturais chineses e a emergência de uma cultura aristocrata (I)

7 Março 2025, 09:30 Pedro Lage Reis Correia

A absorção de padrões culturais chineses e a emergência de uma cultura aristocrata (I): Sociedade e práticas religiosas em Gojoseon e Jin (sécs.V -  II a. C.).

Os Três Reinos coreanos: Goguryeo, Baekje, Silla (57 a.C. - 668). O primeiro momento de absorção de padrões civilizacionais chineses (sécs. IV-VI): O Budismo como matriz cultural-religiosa e a consolidação de uma consciência unitária coreana. O mundo budista nas confluências com as elites políticas e nos ritmos de vivência da população.


Elementos e ritmos da cultura coreana (VI)

28 Fevereiro 2025, 09:30 Pedro Lage Reis Correia

Elementos e ritmos da cultura coreana (VI). O Pós-guerra: A implantação de regimes autoritários na Coreia do Sul e a reacção do mundo académico e intelectual. A emergência de uma literatura de consciência social na década de70. As diversas formas de intervenção cultural na segunda metade do séc. XX. Ritmos de consumo e identidade sul-coreana no início do séc. XXI.

Coreia do Norte: a evocação da tradição histórica no discurso identitário; regulação das práticas culturais. O conceito de ‘juche’ na legitimação norte-coreana. Propostas temáticas para a elaboração de trabalhos.


Elementos e ritmos da cultura coreana (V)

26 Fevereiro 2025, 09:30 Pedro Lage Reis Correia

Elementos e ritmos da cultura coreana (V). Memória histórica e historiografia Joseon. Correntes neo-confucionistas e práticas culturais.

A ocupação japonesa (1910-1945). Os desafios da identidade coreana no contexto de um império asiático. Os sectores de ensino/culturais como dinamizadores da resistência nacional coreana: impacto nas manifestações de 1 de Março de 1919.


Elementos e ritmos da cultura coreana (IV)

21 Fevereiro 2025, 09:30 Pedro Lage Reis Correia

Elementos e ritmos da cultura coreana (IV). A Dinastia Goryeo: Confucionismo e a organização dos sistemas educativos.

A Dinastia Joseon (1392 - 1910) e o neo-confucionismo como grande matriz identitária coreana. A implementação do sistema ‘hangul’.