Sumários

A absorção de padrões culturais chineses e a emergência de uma cultura aristocrata (II)

17 Março 2016, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

A absorção de padrões culturais chineses e a emergência de uma cultura aristocrata (II) Os Três Reinos. O Confucionismo como referência ética no ordenamento político e social dos Três Reinos. O mundo budista nas confluências com as elites políticas; A matriz budista e a consolidação de uma consciência unitária coreana; Escolas budistas e modos de vivência religiosa no quotidiano das populações; Monges budistas coreanos na Índia e China: nascimento de uma literatura de viagens coreana. O impacto do Budismo nas práticas artísticas. O Reino Unificado de Silla (668-918). Intensificação da influência cultural chinesa através do Budismo. A Coreia como referência do modelo civilizacional chinês para o mundo marítimo asiático.


A absorção de padrões culturais chineses e a emergência de uma cultura aristocrata (I)

15 Março 2016, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

A absorção de padrões culturais chineses e a emergência de uma cultura aristocrata (I): Sociedade e práticas religiosas dos reinos de Gojoseon e Jin (sécs.V -  II a. C.). Os Três Reinos coreanos: Koguryô, Paekche, Silla (57 a.C. - 668). O primeiro momento de absorção de padrões civilizacionais chineses (sécs. IV-VI): O Budismo como matriz cultural e religiosa. Continuação da discussão sobre os trabalhos de grupo/individuais.


Trabalhos de grupo/individuais

10 Março 2016, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

Discussão sobre os trabalhos de grupo/individuais


Elementos e ritmos da cultura coreana (VII)

8 Março 2016, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

Coreia do Sul: a valorização da cultura tradicional num contexto de globalização. Ritmos de consumo e identidade sul-coreana no início do séc. XXI


Elementos e ritmos da cultura coreana (VI)

3 Março 2016, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

Elementos e ritmos da cultura coreana (VI): A emergência de uma literatura de consciência social na década de70. As diversas formas de intervenção cultural na segunda metade do séc. XX. Coreia do Norte: a evocação da tradição histórica no discurso identitário; regulação das práticas culturais. Arte e Cultura num contexto de propaganda.