Sumários

Elementos e ritmos da cultura coreana (VI)

9 Fevereiro 2021, 09:30 Pedro Lage Reis Correia

Elementos e ritmos da cultura coreana (VI):  A ocupação japonesa (1910-1945). A imprensa como reduto da afirmação nacionalista. A ‘Lei Cultural’ (1920): impacto no mundo académico e intelectual coreano.

O Pós-guerra: A implantação de regimes autoritários na Coreia do Sul e a reacção do mundo académico e intelectual. A emergência de uma literatura de consciência social na década de70. As diversas formas de intervenção cultural na segunda metade do séc. XX. Ritmos de consumo e identidade sul-coreana no início do séc. XXI.

Coreia do Norte: a evocação da tradição histórica no discurso identitário; regulação das práticas culturais. O conceito de ‘juche’ na legitimação norte-coreana.


Elementos e ritmos da cultura coreana (V)

8 Fevereiro 2021, 15:30 Pedro Lage Reis Correia

Elementos e ritmos da cultura coreana (V):  O debate interno neo-confucionista (sécs. XVI-XIX): Os movimentos Sirhak e Tonghak.  O ‘iluminismo coreano’ e a emergência da primeira imprensa.

A ocupação japonesa (1910-1945). Os desafios da identidade coreana no contexto de um império asiático.


Elementos e ritmos da cultura coreana (IV)

2 Fevereiro 2021, 11:00 Pedro Lage Reis Correia

Elementos e ritmos da cultura coreana (IV):  A historiografia Goryeo. A Dinastia Joseon (1392 - 1910) e o neo-confucionismo como grande matriz identitária coreana. A implementação do sistema ‘hangul’. Memória histórica e historiografia Joseon.


Elementos e ritmos da cultura coreana (IV)

2 Fevereiro 2021, 09:30 Pedro Lage Reis Correia

Elementos e ritmos da cultura coreana (IV):  A historiografia Goryeo. A Dinastia Joseon (1392 - 1910) e o neo-confucionismo como grande matriz identitária coreana. A implementação do sistema ‘hangul’. Memória histórica e historiografia Joseon.


Elementos e ritmos da cultura coreana (III)

1 Fevereiro 2021, 15:30 Pedro Lage Reis Correia

Elementos e ritmos da cultura coreana (III): A cultura material nos Três Reinos. O Reino Unificado de Silla (668-936): práticas culturais e vivência religiosa. A Dinastia Goryeo e a convergência das escolas budistas (sécs. XI-XIV). Confucionismo e a organização dos sistemas educativos.