Sumários

Não houve aula por presença do docente num congresso na Universidade de Sevilha

16 Maio 2017, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

Não houve aula por presença do docente num congresso na Universidade de Sevilha


A ‘Cultura Yangban’ – Neo-confucionismo e a redefinição de uma cultura nacional coreana (IV)

11 Maio 2017, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

A ‘Cultura Yangban’ – Neo-confucionismo e a redefinição de uma cultura nacional coreana (IV). O Cristianismo no contexto da rivalidade entre correntes neo-confucionistas. A literatura Sirhak no início do séc. XIX: o conhecimento empírico como fundamento da acção política. Choe Je-u (1824-1864) e o reformismo Tonghak: a emergência de uma matriz político-religiosa nacionalista. A ascensão da corrente neo-confucionista reformista no interior do Estado Chosôn: a referência do Japão Meiji como paradigma civilizacional para a Coreia.


A ‘Cultura Yangban’ – Neo-confucionismo e a redefinição de uma cultura nacional coreana (III)

9 Maio 2017, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

A ‘Cultura Yangban’ – Neo-confucionismo e a redefinição de uma cultura nacional coreana (III). A estética neo-confucionista no período Chosôn. Movimentos reformistas e a emergência de uma literatura de contestação (sécs. XV-XVIII). O sistema hangul como criação neo-confucionista do Estado Chosôn. A historiografia no período Chosôn. O movimento Sirhak nos sécs. XVIII-XIX.


A ‘Cultura Yangban’ – Neo-confucionismo e a redefinição de uma cultura nacional coreana (II)

4 Maio 2017, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

A ‘Cultura Yangban’ – Neo-confucionismo e a redefinição de uma cultura nacional coreana (II). O debate interno neo-confucionista (sécs. XVI-XVIII): Os modelos ético-políticos de Yi Hwang e Yi I no séc. XVI. A adaptação das correntes Yi Hwang e de Yi I à conjuntura externa do séc. XIX.


A ‘Cultura Yangban’ – Neo-confucionismo e a redefinição de uma cultura nacional coreana (I)

2 Maio 2017, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

O final do período Koryô (II): A Restauração Koryô (1356-1392) e a emergência dos letrados na nova conjuntura política. O final do período Koryô e a ascensão definitiva dos letrados no quadro político-social. A emergência da matriz confucionista como padrão culturalmente dominante.

A ‘Cultura Yangban’ – Neo-confucionismo e a redefinição de uma cultura nacional coreana (I). O Período Chosôn (1392 - 1910) Yi Song-gye e a ascensão da dinastia Yi: formação de um novo quadro político dominado pelos ‘yangban’. Debate e confronto entre os ‘letrados meritórios’ e os letrados neo-confucionistas (sécs. XV-XVI). A vitória do modelo neo-confucionista.