Sumários

A absorção de padrões culturais chineses e a emergência de uma cultura aristocrata (V)

1 Março 2024, 09:30 Pedro Lage Reis Correia

A absorção de padrões culturais chineses e a emergência de uma cultura aristocrata (V). O Reino Unificado de Silla (668-892): A prática do fengshui no séc. IX. Arte e estética no final do Reino Unificado de Silla.

O Período Goryeo (936 - 1392). Contexto da ascensão da Dinastia Wang/Goryeo e impacto sobre dinâmicas culturais. A intensificação da formação confucionista: os sistemas de ensino tutelados pela Coroa e pela elite aristocrática (sécs. X-XII). O aprofundamento dos estudos chineses.



A absorção de padrões culturais chineses e a emergência de uma cultura aristocrata (IV)

28 Fevereiro 2024, 09:30 Pedro Lage Reis Correia

A absorção de padrões culturais chineses e a emergência de uma cultura aristocrata (IV): O Reino Unificado de Silla (668-892): Progresso científico e tecnológico.

O complexo de Bulguksa: a arte e a estética como definição de um tempo de plenitude.

Relevância do Confucionismo no contexto de uma crescente centralização política. A emergência do Budismo Seon na fase final do Reino Unificado de Silla.


A absorção de padrões culturais chineses e a emergência de uma cultura aristocrata (III)

23 Fevereiro 2024, 09:30 Pedro Lage Reis Correia

A absorção de padrões culturais chineses e a emergência de uma cultura aristocrata (III): O Reino Unificado de Silla (668-892). Intensificação da influência cultural chinesa através do Budismo. A Coreia como referência do modelo civilizacional chinês para o mundo marítimo asiático.

Dinâmicas e variedade na vivência do Budismo. Wonhyo (617-686): o Budismo Hwaeom, Terra Pura e o projecto de confluência das escolas budistas.


A absorção de padrões culturais chineses e a emergência de uma cultura aristocrata (II)

21 Fevereiro 2024, 09:30 Pedro Lage Reis Correia

A absorção de padrões culturais chineses e a emergência de uma cultura aristocrata (II): Os Três Reinos coreanos: Goguryeo, Baekje, Silla (57 a.C. - 668). O mundo budista nas confluências com as elites políticas e nos ritmos de vivência da população.

O Confucionismo como referência ética no ordenamento político e social. O surgimento das primeiras elites eruditas e o nascimento de uma historiografia coreana. O impacto do Budismo nas práticas artísticas.


A absorção de padrões culturais chineses e a emergência de uma cultura aristocrata (I)

16 Fevereiro 2024, 09:30 Pedro Lage Reis Correia

A absorção de padrões culturais chineses e a emergência de uma cultura aristocrata (I): Sociedade e práticas religiosas em Gojoseon e Jin (sécs.V -  II a. C.).

Os Três Reinos coreanos: Goguryeo, Baekje, Silla (57 a.C. - 668). O primeiro momento de absorção de padrões civilizacionais chineses (sécs. IV-VI): O Budismo como matriz cultural-religiosa e a consolidação de uma consciência unitária coreana.