Vergílio e as fontes da Eneida. Cantos I-VI

11 Dezembro 2018, 10:00 Abel Pena

A tradição oral. Lendas e narrativas itálicas. A tradição escrita grega e alexandrina. Os neoteroi. Lívio Andronico e a sua tradução da Odisseia.  Homero e Virgílio: tradição e inovação, diferenças e semelhanças. As genealogias míticas e as famílias dos patrícios romanos. Os Iulii na Eneida. A Eneida ou o canto e as armas. Entre grecidade e latinidade. A Eneida - um poema que une a Ilíada e a Odisseia. A viagem de Eneias. Principais etapas. A Chegada a Cartago. Dido e Eneias. Romance e epopeia. A chegada a Cumas.Cumas na história da colonização grega. Do templo de Apolo ao antro ctónico da Sibila. Em busca do pai Anquises. Eneias e a Sibila de Cumas. A catábase de Eneias e as grandes catábases da Antiguidade. A descida de Eneias aos Infernos (Inferi) como modelo das 'viagens ao além' no imaginário medieval.  O ramo de ouro. A Sibila no papel de guia psicopompo. O Averno. Geografia e topografia do mundo infernal,  Locus horribilis. Figuras e personagens do Averno. penas e castigos no Averno. Mito, história e imaginário ocidental.  O  locus amoenus. Museu,  optime uates. Do poeta Museu a Dante e à leitura alegórica do poema. Eneias diante de Anquises. Metemsomatose e metempsicose: passado, presente e futuro. Os homens ilustres de Roma, ascendências e descendências. Significado destas teorias no contexto cultural, político e religioso de Roma no tempo de Augusto.