Planificação e início do estudo da Ilíada.
27 Setembro 2018, 16:00 • Ana Alexandra Alves de Sousa
Apresentação da planificação e da bibliografia: PARTE I
Diversidade Cultural do mundo mediterrâneo. Os Poemas Homéricos e a Idade dos Heróis
Aulas 27.09, 01.10 |
A Ilíada e a aretê heróica
Aulas 04, 08.10 |
Ulisses e o sentido da viagem: imaginário, fantástico e quotidiano
Aulas 11 e 15.10 e |
||||||
FICHA DE LEITURA ILÍADA E ODISSEIA
18.10 _________________ A época arcaica: o homem, a sociedade e o sobrenatural
Aulas 18 e 22.10 |
PARTE II
Cultura e Sociedade na Atenas do séc. V a.C. A Democracia Ateniense. Das Guerras Pérsicas ao apogeu de Atenas
Aula 29.10 |
O Teatro Grego e a sua importância política:
O espaço físico Os festivais Os temas
Tragediógrafos e Comediógrafos
05.11
|
||||||
Aristóteles: a Arte Poética
AULA ABERTA
08.11
Os alunos serão convidados a fazer um resumo da aula aberta com vista à avaliação contínua |
PRIMEIRA PROVA OBRIGATÓRIA (25%)
Prova escrita presencial, para avaliar conhecimentos pontuais da primeira e da segunda parte do programa
12.11
|
Ésquilo e a ascensão da cultura ateniense
Obras: Oresteia
Aula 15.11
|
||||||
Sófocles e o apogeu da tragédia
Obras: Antígona e Rei Édipo
Aula 19.11
|
Eurípides e a transformação da cultura ateniense
Obras: Medeia, Alceste
Aula 22.11
|
Aristófanes: crítica literária e crítica política
Obra: Rãs
Aula 26.11
|
||||||
Trabalhos apresentados pelos alunos sobre Teatro Antigo (temas sugeridos pela docente)
29.11
OBRAS DE LEITURA OBRIGATÓRIA: Epopeias: Ilíada Odisseia Eneida, de Virgílio
Teatro: Oresteia, de Ésquilo Antígona, de Sófocles Alceste, Medeia, de Eurípides Rãs, de Aristófanes
Outras Leituras: Lírica grega arcaica. Leitura das lendas fundacionais de Roma a partir de Tito Lívio, Da fundação da cidade de Roma. Poética, Aristóteles
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: Estudos em monografias que reúnem a colaboração de vários autores (por ordem cronológica de publicação): AAVV (1986). The Oxford History of the Classical World, ed. J. Boardman, J. Griffin, O. Murray. Oxford: Oxford University Press. AAVV (1988). Oxford Readings in Greek Tragedy. Oxford: Oxford University Press. AAVV (2004). The Oxford Dictionary of Classical Myth and Religion, ed. S. Price, E. Kearns. Oxford: Oxford University Press. AAVV (2005). A Companion to Greek Tragedy. Oxford, Victoria: Blackwell Publishing. AAVV (2007). Homer in the Twentieth Century – Between World Literature and Western canon, ed. Barbara Graziosi and Emily Greenwood. Oxford: Oxford University Press. AAVV (2008², reprint: 2005). A Companion to Greek Tragedy, ed. J. Gregory. Oxford, Malden, Chicester: Wiley-Blackwell. AAVV (2012). Studies in Ancient Greek and Roman Society, ed. R. Osborne. Cambridge, São Paulo: Cambridge: Cambridge University Press.
Estudos em monografia ou artigo publicado em revista (por ordem alfabética): D. Bouvier (2002). Le sceptre et la lyre – L’Iliade ou les héros de la mémoire. Grenoble: Jerôme Million.
M. H. R. Rocha Pereira (2012¹¹). Estudos da História da Cultura Clássica, Vol. 1. Cultura Grega. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian II Cultura Romana, 2ª ed. 1990
M. H. R. Rocha Pereira (2009³). Estudos da História da Cultura Clássica, Vol. 2. Cultura Romana. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
K. Galinsky (1996). Augustan Culture: an interpretative introduction. Princeton: N.I. F. Lourenço (2004). Grécia Revisitada. Lisboa: Livros Cotovia. D. Raeburn (2016). Greek Tragedies as Plays for Performance. Oxford, Malden, Chicester: Wiley Blackwell. P. Rhodes (2010², second revised edition). A History of the Classical Greek World 478-323 BC. Oxford, Malden, Chicester: Wiley-Blackwell.
M.F.S. Silva (2005). Ensaios sobre Eurípides. Lisboa: Livros Cotovia. Dia e hora da aula de tutoria: quintas às 14:00. Início do estudo da Ilíada: os Aqueus (Argivos ou Dánaos), os Atridas e os patronímicos. O tema da Ilíada. Os heróis e a honra. |
|
|