Sumários

Apresentação

2 Outubro 2020, 17:00 Sofia Frade

Apresentação


Funcionamento das aulas com a plataforma Google Classroom (acesso com email + código 6kcm6ta)

Avaliação: 
1. Prova escrita presencial geral. (65%) 15.12
2. Trabalho  (35%) ||1500-1800 palavras – Entrega via Google Classroom 21.11
Faça uma síntese crítica dos seguintes artigos defendendo a sua posição sobre a relação entre Tragédia e arepresentação das mulheres na Atenas do século V: Case, S. E. (1985). “Classic drag: The Greekcreation of female parts” Theatre Journal, 37(3),317-327 e Wilmer, S. (2007). “Women in Greek tragedyt oday: A reappraisal.” Theatre Research International, 32(2), 106-118.

O mundo pré-homérico. 


Programa; avaliação; entregas.

1 Outubro 2020, 14:00 Bernardo Machado Mota

Programa;  avaliação; entregas.

Todos os materiais (leituras, cronograma, datas e elementos de avaliação) estão disponíveis na plataforma moodle.

A avaliação será baseada nos seguinte elementos:

a) Exercício Escrito Intermédio (teste presencial a realizar dia 12 de novembro, feito com base nos inquéritos e leituras realizados desde a primeira aula até essa data; 30%);

b) Exercício Escrito Final (teste presencial a realizar dia 17 de dezembro, feito com base nos inquéritos e leituras realizados desde o teste intermédio até essa data; 30%);

c) Avaliação contínua, incluindo preparação das sessões em casa e intervenções em aula (10%) e três pequenos exercícios realizados de acordo com as instruções da leitura indicada para esta primeira aula (ver em baixo, neste sumário) a entregar dias 19 de outubro, 02 de novembro e 30 de novembro (30%).

Leitura e comentário de Jon Avery, “Writing Exercises and the Republic”


Programa; avaliação; entregas.

1 Outubro 2020, 12:30 Bernardo Machado Mota

Programa;  avaliação; entregas.

Todos os materiais (leituras, cronograma, datas e elementos de avaliação) estão disponíveis na plataforma moodle.

A avaliação será baseada nos seguinte elementos:

a) Exercício Escrito Intermédio (teste presencial a realizar dia 12 de novembro, feito com base nos inquéritos e leituras realizados desde a primeira aula até essa data; 30%);

b) Exercício Escrito Final (teste presencial a realizar dia 17 de dezembro, feito com base nos inquéritos e leituras realizados desde o teste intermédio até essa data; 30%);

c) Avaliação contínua, incluindo preparação das sessões em casa e intervenções em aula (10%) e três pequenos exercícios realizados de acordo com as instruções da leitura indicada para esta primeira aula (ver em baixo, neste sumário) a entregar dias 19 de outubro, 02 de novembro e 30 de novembro (30%).

Leitura e comentário de Jon Avery, “Writing Exercises and the Republic”


Apresentação do programa e da avaliação.

30 Setembro 2020, 09:30 Ana Maria dos Santos Lóio

Apresentação do programa e da avaliação (informação disponível na página Moodle também).

Marcação dos exercícios escritos de avaliação.

1| Programa

I. Grécia

1. As civilizações minóica e micénica. Os poemas homéricos.

2. A Atenas do século V a.C.: ideologia e manifestações artísticas. A acrópole. A tragédia grega.

3. A expansão de Alexandre-o-Grande. A estética alexandrina na escultura e na literatura.

II. Roma

1. A construção da identidade romana: em busca de uma genealogia para a Vrbs.

2. O ‘século dos Cipiões’. Os interesses culturais da aristocracia romana.

3. A queda da República e a ascensão de Augusto: os valores cívicos; o “outro mundo”; o princeps e a Urbe na literatura, na arquitectura e na numismática.

 

leituras obrigatórias:

Ilíada 1, 9, 16, 18, 22

Odisseia 1, 3, 6, 9-12

Ésquilo, Oresteia (Agamémnon, Euménides)

Sófocles, Rei Édipo

Vergílio, Eneida 1, 4, 6, 8, fim de 12


2| Avaliação

Dois exercícios escritos, valendo cada um 50% da nota final (9 de Novembro, 7 de Dezembro).


3| Bibliografia geral 

Galinsky, Karl. 1996. Augustan Culture: An Interpretative Introduction. Princeton (N. J.): Princeton University Press.

Hurwitt, Jeffrey. 2004. The Acropolis in the Age of Pericles. Cambridge: Cambridge University Press.

Rutherford, Richard. 2013. Homer. Cambridge: Cambridge University Press (Greece & Rome. New Surveys in the Classics).

Zanker, Paul. 1988. The Power of Images in the Age of Augustus, trans. by Alan Shapiro. Ann Arbor (Mich.): University of Michigan Press.

 

 

4| Planificação semestral

 

30 de Setembro

Apresentação do programa da cadeira e da bibliografia.

 

Avaliação: Dois exercícios escritos, valendo cada um 50% da nota final (9 de Novembro, 7 de Dezembro; chamada para faltas justificadas a um dos testes:14 de Dezembro).

 

7 de Outubro

Geografia da Grécia.

As civilizações minóica e micénica.

 

12 de Outubro

14 de Outubro

Início do estudo dos poemas homéricos.

A Ilíada.

 

19 de Outubro

21 de Outubro

A Odisseia.

A época arcaica grega.

 

26 de Outubro

 

Atenas do século V a.C.: contextualização. Início do estudo dos principais monumentos da acrópole.

A acrópole de Atenas ao tempo de Péricles.

 

28 de Outubro

Início do estudo da tragédia grega.

 

2 de Novembro

Início do estudo da tragédia de Ésquilo.

A Oresteia: reflexões políticas, reflexões sobre a condição humana.

 

4 de Novembro

Conclusão do estudo da Oresteia de Ésquilo. O Rei Édipo de Sófocles.

 

9 de Novembro

Primeiro exercício escrito.

 

11 de Novembro

Conclusão do estudo de Rei Édipo.

 

16 de Novembro

Grécia pós-clássica. Alexandre-o-Grande. Uma nova estética.

 

18 de Novembro

A estética alexandrina (conclusão). Início do estudo do século I a.C. em Roma.

 

23 de Novembro

As lendas da fundação de Roma.

 

25 de Novembro

O período republicano. O círculo dos Cipiões.

Cícero e o final da República.

 

30 de Novembro

Vergílio, Eneida, e o simbolismo de alguns monumentos da Roma de Augusto.

 

2 de Dezembro

Conclusão do estudo do "século de Augusto".

 

7 de Dezembro

Segundo exercício escrito (primeira chamada).

 

9 de Dezembro

As principais correntes da filosofia antiga.

 

14 de Dezembro

Segundo exercício escrito (segunda chamada).

 

16 de Dezembro

Entrega das notas finais.