Virgílio, Eneida, VII-XII. Eneias no Lácio.

25 Maio 2018, 16:00 Abel Pena

Conclusão: o canto VI como convergência isotópica para a glorificação de Roma e de Augusto.

A chegada ao Lácio: Hic domus haec patria est (VII,122). Lavínio. Lavínio na história romana. Contactos e alianças com Latino. Lavínia Juno, Amata e Alecto. Turno e os Rútulos. O Lácio em guerra. Descrição dos exércitos itálicos.  Ianus Bifrons. Aspectos culturais, políticos e religiosos relacionados com o deus Janus. Discurso de Turno aos Rútulos .Invocação dos guerreiros. O sonho premonitório como elemento maravilhoso. A prosopopeia do Tibre. Eneias no reino de Evandro: história e mito, passado, presente e futuro de Roma. Da pobreza primitiva do domínio de Evandro à grandeza de Roma e ao poder de Augusto. O escudo de Eneias (VIII,626-731). Modelo homérico, imitação e superação. Descrição ecfrásica e estrutura dos elementos simbólicos da história de Roma. Lendas itálicas e história. A disposição agonística da batalha de Áccio. Augusto e Marco António. A epifania do deus Apolo. O elemento religioso na propaganda augustana. Os funerais de Palante: rituais funerários e sacrifícios humanos. Virtude e elogios do herói Tréguas e negociações territoriais. Embaixadores e insígnias tradicionais romanas: ramos de paz, cadeira curul, trábea. Descrição das armas de Turno. Proezas e feitos de Camila. Camila e as Amazonas. Morte de Camila. A guerra como espectáculo. Significado do ceptro de Latino: da leitura poética de Homero à realidade romana. Feitos de Turno. Eneias ferido em combate. Os médicos de guerra. Dos iatroi homéricos aos médicos romanos. Mitologia e ciência médica. Morte de Amata. Duelo singular: Eneias e Turno. Morte de Turno. Da iustitia à clementia do princeps.  Pax Romana. Simbologia das portas fechadas do tempo de Janus.

Apresentação dos cantos VII-XII pelos alunos