Sumários

O Rei Édipo de Sófocles.

7 Março 2022, 11:00 Ana Maria dos Santos Lóio

O final da Oresteia: síntese das principais ideias discutidas na aula anterior.

Rei Édipo de Sófocles. Leitura comentada de excertos: momentos de ironia dramática; a figura de Jocasta (descrédito relativamente aos oráculos); a perseverança de Édipo na perseguição da verdade. A estatura de Édipo; a auto-descoberta e o impacte do conhecimento na cidade.

As reflexões propostas sobre as circunstâncias do agir humano e das consequências do limitado conhecimento humano.

As reflexões propostas sobre as circunstâncias do agir humano e das consequências do limitado conhecimento humano.

Passos comentados: 25ss, 60ss, 95ss, 138, ss, 225ss, 316ss, 443ss, 639ss, 708ss, 980ss, 1080ss.

 

Bibliografia

 

·  Maria do Céu Fialho,  Sófocles. Rei Édipo, introdução, tradução do grego e notas. Lisboa: Edições 70, 1997 (estudar a introdução).

·  Dawe, R. D., Sophocles. Oedipus Rex. Cambridge: Cambridge University Press, 1982 (Introduction).

·  Entradas pertinentes de P. Grimal, Dicionário da Mitologia Grega e Romana. Lisboa: Dífel, 2004.


Ésquilo, Oresteia.

23 Fevereiro 2022, 15:30 Ana Maria dos Santos Lóio

O contraste entre deuses primitivos ("antigos") e deuses olímpicos ("jovens").

 

O final da trilogia: a proposta de um novo mito fundacional para o areópago; a relevância da função de julgar os crimes de sangue.

A cidade de Atenas como garante de justiça.

Leitura e comentário de Euménides 746-925: o poder da palavra/ da persuasão, a inclusão e transformação das divindades primitivas na religiosidade de Atenas.

 

Bibliografia

 

· Pulquério, M. Ésquilo: Oresteia. Lisboa: Edições 70, 2018 (introdução)

· Raeburn, D. and Thomas, O., The Agamemnon of Aeschylus. A Commentary for Students. Oxford/New York: Oxford University Press, 2011 (Introduction).

· Rabinowitz, N. S., “Tragedy in Its Athenian Context”, Greek Tragedy. Oxford: Blackwell, 2008, 11-59.


Ésquilo, Oresteia.

23 Fevereiro 2022, 11:00 Ana Maria dos Santos Lóio

O contraste entre deuses primitivos ("antigos") e deuses olímpicos ("jovens").

 

O final da trilogia: a proposta de um novo mito fundacional para o areópago; a relevância da função de julgar os crimes de sangue.

A cidade de Atenas como garante de justiça.

Leitura e comentário de Euménides 746-925: o poder da palavra/ da persuasão, a inclusão e transformação das divindades primitivas na religiosidade de Atenas.

 

Bibliografia

 

· Pulquério, M. Ésquilo: Oresteia. Lisboa: Edições 70, 2018 (introdução)

· Raeburn, D. and Thomas, O., The Agamemnon of Aeschylus. A Commentary for Students. Oxford/New York: Oxford University Press, 2011 (Introduction).

· Rabinowitz, N. S., “Tragedy in Its Athenian Context”, Greek Tragedy. Oxford: Blackwell, 2008, 11-59.


Ésquilo, Oresteia.

21 Fevereiro 2022, 15:30 Ana Maria dos Santos Lóio

Breve apresentação da figura de Ésquilo.

Agamémnon: a maldição dos Atridas e as muitas culpas de Agamémnon.

A interrupção da vingança: a absolvição de Orestes, a transformação das Erínias/ Fúrias em divindades benfazejas.

 

 

Bibliografia

 

·  Pulquério, M. Ésquilo: Oresteia. Lisboa: Edições 70, 2018 (introdução)

·  Raeburn, D. and Thomas, O., The Agamemnon of Aeschylus. A Commentary for Students. Oxford/New York: Oxford University Press, 2011 (Introduction).

·  Rabinowitz, N. S., “Tragedy in Its Athenian Context”, Greek Tragedy. Oxford: Blackwell, 2008, 11-59.


Ésquilo, Oresteia.

21 Fevereiro 2022, 11:00 Ana Maria dos Santos Lóio

Breve apresentação da figura de Ésquilo.

Agamémnon: a maldição dos Atridas e as muitas culpas de Agamémnon.

A interrupção da vingança: a absolvição de Orestes, a transformação das Erínias/ Fúrias em divindades benfazejas.

 

 

Bibliografia

 

·  Pulquério, M. Ésquilo: Oresteia. Lisboa: Edições 70, 2018 (introdução)

·  Raeburn, D. and Thomas, O., The Agamemnon of Aeschylus. A Commentary for Students. Oxford/New York: Oxford University Press, 2011 (Introduction).

·  Rabinowitz, N. S., “Tragedy in Its Athenian Context”, Greek Tragedy. Oxford: Blackwell, 2008, 11-59.