Cícero, "Sonho de Cipião". Início do estudo de Vergílio, Eneida.

24 Maio 2017, 14:00 Ana Maria dos Santos Lóio

Relevância da figura de Cícero na história da oratória e na história da filosofia. O tratado de Cícero Sobre a República (De Re Publica): breve apresentação; o "sonho de Cipião": a geração dos republicanos elogiada por Cícero, os valores defendidos, a recompensa post-mortem do "político".
Início do estudo da Eneida: breve apresentação da figura de Vergílio; a Eneida na confluência de diversas tradições épicas; a Eneida como épica etiológica; a relação da Eneida com as épicas homéricas. A preposição da Eneida, o percurso de Eneias. Os mitos da fundação da cidade de Roma e a sua exploração simbólica por parte de Augusto.

A ida ao "outro mundo": a geografia do "outro mundo", a figura de Caronte, os monstros.

BIBLIOGRAFIA

OCD: entradas 'Cicero', 'Vergil', 'Maecenas'

traduções de Cícero, De Re Publica, "Sonho de Cipião":
Cícero, Tratado da República, tradução do latim, introdução e notas de Francisco de Oliveira, Lisboa: Circulo de Leitores, 2008
Maria Helena da Rocha Pereira, Romana: antologia da cultura romana, Porto: Asa, 2005 (excertos)

sobre "Sonho de Cipião":
Maria Helena da Rocha Pereira, "Cícero", Estudos de História da Cultura Clássica, vol. II, Cultura Romana, Lisboa: FCG, 1990, pp. 115-169 (ver esp. "O teorizador político: A República", pp. 142-154)

traduções de Vergílio, Eneida:
Vergílio, Eneida, tradução de Luís Cerqueira et al., Lisboa: Bertrand, 2005
Maria Helena da Rocha Pereira, Romana: antologia da cultura romana, Porto: Asa, 2005 (excertos)

sobre Vergílio, Eneida:
Maria Helena da Rocha Pereira, Estudos de História da Cultura Clássica, vol. II, Cultura Romana, Lisboa: FCG, 1990, pp. 244-318