Sumários

Desenvolvimento e pobreza

24 Setembro 2019, 14:00 Francisco Roque de Oliveira

O conceito de desenvolvimento humano; desenvolvimento e pobreza; a multidimensionalidade da pobreza.

Discussão dos temas dos trabalhos de investigação (pósteres).

Apresentação de textos em aula: págs. 64-66 e 71-74 do caderno de textos (diferentes conceitos de pobreza).

 

Bibliografia:

Amaro, R. R. (2003), “Desenvolvimento – um conceito ultrapassado ou em renovação?”, Cadernos de Estudos Africanos, 4, Jan. / Jun., pp. 35-70.

Cardoso, Manuela (2007), Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe – Educação e infra-estruturas como factores de desenvolvimento. Lisboa, Edições Afrontamento, pp. 27-69, 107-116.


Discussão de propostas para a elaboração dos trabalhos de investigação.

20 Setembro 2019, 14:00 Francisco Roque de Oliveira

Descrição:

Discussão de propostas para a elaboração dos trabalhos de investigação (pósteres).

O conceito de desenvolvimento humano; desenvolvimento e pobreza.

Lançamento das primeiras apresentações em aula: págs. 64-66, 67-70, 71-74 e 164-169 do caderno de textos.

Bibliografia:

Amaro, R. R. (2003), “Desenvolvimento – um conceito ultrapassado ou em renovação?”, Cadernos de Estudos Africanos, 4, Jan. / Jun., pp. 35-70.


Apresentação do programa da cadeira. Regimes de avaliação

17 Setembro 2019, 14:00 Francisco Roque de Oliveira

Conteúdos programáticos:

1.      Desenvolvimento e crescimento económico; o conceito de desenvolvimento humano; desenvolvimento e pobreza.

2.     Pobreza, desigualdade e desenvolvimento humano

a.      As medidas da pobreza

b.      A nova geografia da pobreza global

c.      A multidimensionalidade de pobreza

d.      A pobreza crónica

e.      Estratégias de combate à pobreza na África Subsaariana

3.     Ajuda ao desenvolvimento

a.      Definição estatística e modalidades de ajuda

b.      Agentes e volumes de ajuda dos países desenvolvidos

c.      Realidade e critérios para a repartição da ajuda global

d.      A evolução dos paradigmas da ajuda

e.      Avaliação da eficácia da ajuda

f.       O impacto da ajuda à África Subsaariana

4.     A cooperação descentralizada e a solidariedade internacional; políticas de desenvolvimento, de cooperação e de ajuda humanitária na África Subsaariana; as relações entre a União Europeia e a África Subsaariana: o papel do CAD/OCDE e da ONU; realidade e perspectivas da cooperação Sul-Sul em África

5.     Estudo de caso: a cooperação portuguesa

6.     Integração regional africana e o seu impacto no desenvolvimento

 

Regimes de Avaliação

Os alunos que frequentarem a disciplina de Cooperação e Desenvolvimento em África sujeitos ao Regime Normal de Avaliação serão avaliados de acordo com os seguintes elementos e critérios:

(1) 1º teste escrito individual, a realizar durante o semestre: peso de 30% na nota final.

(2) 2º teste escrito individual, a realizar durante o semestre: peso de 30% na nota final.

(3) Um póster científico, elaborado em grupo (tema a indicar pelo docente): peso de 25% na nota final

* Grupos: 3 alunos

* Escolha do tema de trabalho: 4 de Outubro

* Entrega de uma versão prévia do póster: 25 de Outubro. A entrega deste elemento de avaliação intermédio é obrigatória. Esta versão prévia deve ser entregue em papel A4 e incluir os seguintes elementos:

1. Título provisório

2. Mínimo de 300 palavras, repartidas pelos pontos «Introdução» e «Metodologia»

* Entrega dos pósteres (versão em papel A3 e pdf ou ppt): 26 de Novembro.

* Apresentação final dos pósteres: nas aulas entre 3 e 20 de Dezembro, conforme calendário a definir pelo docente.

* A avaliação incide sobre o póster e a respectiva apresentação oral. Esta avaliação é individualizada

* Critérios de avaliação: rigor científico; capacidade de síntese do póster e da apresentação oral; qualidade gráfica e de composição; capacidade de comunicação do póster e da apresentação oral; originalidade. A apresentação não pode consistir na leitura do póster.

(4) Breves apresentações de temas ou elaboração de fichas nas aulas (temas e estrutura a indicar pelo docente): peso de 15% na nota final.

* A apresentação de temas e a elaboração de fichas serão realizadas pelos mesmos grupos de alunos constituídos para a realização do póster.

* No caso de apresentações de temas, a avaliação incidirá apenas sobre a respectiva apresentação oral e será individualizada.

 

II - Regime Especial de Avaliação

África sujeitos ao Regime Especial de Avaliação serão avaliados de acordo com os seguintes elementos e critérios:

(1) Um teste escrito individual, coincidente com o 2º teste do Regime Normal de Avaliação: peso de 65% na nota final

(2) Um póster científico, elaborado individualmente (tema a indicar pelo docente): peso de 35% na nota final.

* Até 4 de Outubro os alunos devem acordar com o docente o tema do póster

* Entrega de uma versão prévia do póster (título provisório e mínimo de 300 palavras repartidas pelos pontos «Introdução» e «Metodologia»): 25 de Outubro.

A entrega deste elemento de avaliação intermédio é obrigatória. Esta versão prévia deve ser entregue em papel A4 e incluir os seguintes elementos:

1. Título provisório

2. Mínimo de 300 palavras, repartidas pelos pontos «Introdução» e «Metodologia»

* Entrega dos pósteres (versão em papel A3 e pdf ou ppt): 26 de Novembro.

* Apresentação final dos posteres: nas aulas entre 6 e 20 de Dezembro, conforme calendário a definir com o docente.

* A avaliação incide sobre o póster e a respectiva apresentação oral.

* Critérios de avaliação: idênticos àqueles aplicados no Regime Normal de Avaliação.